Limpeza

Saiba o que pode e o que não pode ir no lava-louças de jeito nenhum

Pratos (de cerâmica ou vidro), copos e talheres de aço inox podem ser lavados na lava-louças
Pratos (de cerâmica ou vidro), copos e talheres de aço inox podem ser lavados na lava-louças

Se você é daqueles que não tem muita paciência para lavar a louça no dia a dia, com certeza vai gostar da máquina lava-louças - ela agiliza o processo de lavagem, limpa pratos, talheres e outros itens de forma muito mais rápida. Fora que até garante uma economia de água quando usada da maneira certa. Só que nem todas as louças podem ser colocadas nesse tipo de lavadora, sabia? Para te ajudar nesse processo, nós listamos os itens que podem (e os que não podem) ser lavados nessa máquina. Confira e aprenda!

Panelas esmaltadas e antiaderentes não devem ser colocadas no lava-louças

Muita gente não sabe, mas nem todas as panelas podem ser colocadas no lava-louças. As esmaltadas, por exemplo, são revestidas por uma camada de esmalte e, quando expostas às elevadas temperaturas da lavadora, podem danificar. O mesmo serve para as panelas antiaderentes (feitas de teflon) que são mais sensíveis e podem estragar após algumas lavagens na máquina. Já as panelas mais comuns (feitas de inox) podem ser colocadas no lava-louças sem problemas. No entanto, deixe-as sempre com a boca virada para baixo para não acumular água durante a lavagem.

Evite colocar potes de plástico

Outra dica importante é evitar sempre colocar potes de plástico dentro da lavadora. Afinal, eles serão expostos a jatos de água quente que podem danificar e até mesmo derreter o plástico. Por isso, tente lavar as vasilhas sempre à mão, na água fria da torneira.

Vale destacar que esse tipo de pote também não deve ser esquentado no micro-ondas, pois possui substâncias tóxicas e cancerígenas (como a dioxina) que são liberadas no calor e podem contaminar a comida. Apenas alguns potes de plástico modernos (que seguem as normas da Anvisa) podem ser submetidos ao calor.

Facas de chef também devem ser lavadas à mão, de preferência

Sabe aqueles utensílios mais sofisticados que precisam de todo cuidado? Pois é, eles também devem ser preferencialmente lavados à mão. Nessa categoria encontram-se as facas de chef, que têm um metal mais sensível e devem ser limpos com mais cuidado. Caso sejam lavadas frequentemente na máquina lavadora, a variação de temperatura pode fazer com que as lâminas estraguem.

Vidros e travessas podem ser lavados na lava louças

De forma geral, travessas de metal e louças de vidro (copos, bandejas, canecas etc.) podem ser lavadas no lava-louças sem problema algum. Apenas as mais delicadas, como as taças de cristal, devem ser lavadas à mão para não danificarem. Durante a lavagem na máquina, é possível que as louças chacoalhem um pouco e, neste caso, correm o risco de trincar.

Talheres de inox e pratos também são permitidos

Quando se trata de lavar os talheres de inox (garfos, facas e colheres de diferentes tamanhos), você pode recorrer ao lava-louças sem problema. Apenas os mais sensíveis, como os de prata - que geralmente usados em ocasiões especiais - devem ser lavados à mão. Os pratos de forma geral (feitos de cerâmica ou vidro) também podem ser lavados tranquilamente na máquina.

Matérias: Limpeza

Ver mais