Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sacola ecobag precisa de cuidados! Aprenda a evitar que ela contamine os alimentos
Meu Lar 15/07/2020

Sacola ecobag precisa de cuidados! Aprenda a evitar que ela contamine os alimentos

Você sabia que é necessário tomar alguns cuidados com a sacola ecobag para que ela fique sempre higienizada e, assim, não contamine os alimentos (como frutas, legumes e verduras)? Criar o hábito de levar bolsas sustentáveis ao mercado – em vez de usar sacolas plásticas – já é uma atitude bem ecológica que faz toda a diferença a longo prazo. Mas, para conservar a bolsa de forma adequada, é muito importante tomar algumas precauções. Os maiores cuidados devem ser com a lavagem e o armazenamento – que devem ser adequados para evitar a proliferação de bactérias. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria explicando como cuidar da sua ecobag. Confira!

Evite apoiar a sacola ecobag no chão

A primeira coisa que você precisa saber é que, para evitar o acúmulo de sujeiras e microrganismos no tecido da ecobag, o ideal é evitar ao máximo apoiá-la no chão ou em bancadas e superfícies sujas do supermercado. Uma boa dica é deixar a ecobag guardada dentro de uma outra bolsa enquanto você faz as compras. Pegue-a apenas na hora de armazenar os alimentos quando estiver pagando no caixa – assim, a sacola se mantém limpa para armazenar vegetais (alface, tomate, cebola, cenoura etc.) e outros produtos.

Lave-a a cada 15 dias com água e sabão

Muita gente acaba esquecendo, mas também é muito importante lavar a ecobag com certa frequência – afinal, ela serve para carregar alimentos e, com o tempo, tende a ficar suja e levemente encardida. Por isso, a nossa sugestão é lavar a sacola ecobag pelo menos a cada 15 dias: deixe-a de molho por 20 minutos em um balde com água e sabão e depois esfregue com uma escova para tirar as partes encardidas. Enxágue bem o tecido e deixe secar ao vento antes de guardar. É de suma importância que a bolsa esteja completamente seca para que, assim, ela não acumule fungos ou bactérias no local de armazenamento.

Obs.: caso a ecobag seja plastificada, você pode lavar normalmente com água e sabão (não precisa deixar de molho) e, depois, ainda passar um paninho com álcool se julgar necessário. Sacolas ecobags de plástico são bem práticas e podem ser limpas com uma flanela umedecida no álcool sempre que você voltar do mercado.

Guarde a ecobag em um local arejado, com pouca umidade

Além de tomar os devidos cuidados com a lavagem da ecobag, também é importante que você escolha um local arejado (sem umidade) para guardá-la. Uma boa dica é pendurá-la em um cabideiro, preferencialmente longe de produtos de limpeza – assim, você não corre o risco de derrubar algum produto e acabar contaminando e manchando a bolsa.