Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sabia que existem diferentes tipos de ovo? Conheça as características de cada um
Guia Culinário 09/04/2019

Sabia que existem diferentes tipos de ovo? Conheça as características de cada um

Você sabia que existem diferentes tipos de ovos? Orgânicos, caipiras, de galinhas livres de gaiolas, convencionais, entre outros que se diferenciam, principalmente, por conta do processo de produção. Em alguns, as aves recebem, inclusive, uma alimentação específica. Para que você conheça melhor as diferentes categorias existentes, nós preparamos uma lista com os principais tipos de ovos, suas características e diferenças. Confira!

Ovos orgânicos

Na produção do ovo orgânico, as galinhas possuem acesso ao ar livre e podem expressar seus comportamentos naturais, contemplando assim o bem-estar animal. Além disso, os animais recebem uma alimentação com grãos orgânicos e não recebem suplementos químicos ou antibióticos (este último, apenas em caso de prescrição veterinária). Todos os ovos orgânicos vendidos em nossas lojas possuem certificação, garantindo que sua produção também considera os aspectos sociais e ambientais.

Ovos caipiras

No caso dos ovos caipiras, as galinhas possuem liberdade para ciscar, empoleirar e bater asas, sempre pensando no bem-estar animal. Além disso, recebem como alimentação uma ração feita com ingredientes de origem vegetal, mineral e sem hormônios.

Ovos de galinhas livres de gaiolas

Assim como o ovo orgânico e o caipira, nos ovos chamados “livres de gaiolas” (ou “cage free”), as galinhas são criadas com liberdade para ciscar, empoleirar e bater as asas. A diferença é que elas ficam em galpões com ninhos e poleiros (varas onde as aves pousam e descansam). Os animais também não podem ser alimentados com rações que contenham proteínas de origem animal.

Ovos vitaminados

O ovo vitaminado tem um processo de produção semelhante ao do modelo convencional: as galinhas ficam presas em gaiolas, mas são alimentadas com uma ração especial que contém vitamina E e ômega 3.

Ovos convencionais

Como o nome já indica, o ovo convencional é o tipo mais comum e encontrado por aí. As galinhas são criadas em gaiolas e alimentadas com ração convencional.

Muitas pessoas pensam que o ovo de casca vermelha é mais nutritivo que o ovo de casca branca. No entanto, a cor da casca do ovo depende apenas da raça da ave que a produziu. Geralmente, galinhas de penugem marrom produzem ovos com casca vermelha e galinhas de penugem branca produzem ovos com casca branca.

Vale destacar que, apesar da cor das cascas dos ovos não ter relação com o valor nutricional do alimento (depende apenas da raça da galinha), a cor da gema do ovo dependerá da alimentação que a galinha recebe. As gemas de ovos orgânicos, por exemplo, costumam ser mais alaranjadas.

Quer conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de ovos e como o GPA atua nesse tema? Confira nosso vídeo: