Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sabia que alguns alimentos frescos não devem ser armazenados juntos? Descubra como evitar a sua contaminação
Guia Culinário 21/10/2019

Sabia que alguns alimentos frescos não devem ser armazenados juntos? Descubra como evitar a sua contaminação

Você fez mercado e comprou frutas, legumes e vegetais fresquinhos. Está pensando em guardar tudo junto na geladeira ou na despensa? Melhor não! Alguns alimentos frescos, se armazenados lado a lado, podem ficar contaminados ou até mesmo estragar mais rápido. Para não correr esse risco, que tal aprender como guardar e preservar melhor seus alimentos? Se liga nessas dicas!

Abóboras não se misturam com maçãs e peras

As maçãs e peras possuem uma substância chamada etileno, que faz com que as abóboras mudem seu aspecto, tornando-se amareladas e, consequentemente, estraguem bem mais rápido. Para extrair o melhor do legume, é bom deixar a abóbora em um lugar fresco, mas fora da geladeira, para que ela não murche.

Batata e cebola juntas? Nem pensar!

A cebola possui muita acidez e muita água também – assim como a batata. A umidade das duas juntas pode não dar muito certo e, por ser mais ácida, a cebola com certeza fará com que a batata apodreça e estrague mais rápido. Uma boa saída é deixar apenas a cebola fora da geladeira, em ambiente fresco.

Pepino deve ficar sozinho

O pepino é um legume que não deve ser armazenado com nenhum outro alimento. Lembra do etileno, a substância liberada pelas maçãs e pera? Ela também está presente na banana, no melão, no abacate, entre outras frutas. O problema é que o pepino é muito sensível ao etileno, que faz com que ele estrague com muita facilidade. Por isso, é muito importante deixá-lo sozinho para não correr risco de contaminação, ok?

Abacates só devem ficar com as bananas até eles amadurecerem

A banana libera alguns gases que podem acelerar o processo de amadurecimento de abacates ainda verdes. Mas se eles já estiverem maduros o resultado vai ser péssimo, já que o contato próximo com a outra fruta pode fazer com que os abacates estraguem ainda mais rápido. É melhor mantê-los na fruteira, em ambiente fresco… Mas bem separados!

Laranja e maçã não devem ser armazenadas lado a lado

No suco elas podem ser uma delícia juntas, mas na hora de guardar, não tanto assim. Maçã e laranja são dois exemplos de frutas que ficam muito melhor armazenadas na geladeira, mas bem separadas uma da outra. Os gases emitidos por cada uma podem estragar ambas. Por isso, se possível as mantenha em prateleiras separadas, dentro de sacos plásticos.

Veja mais