Lavanderia

Sabe como lavar manta de microfibra? As dicas para deixar o tecido limpinho e macio

Saiba como lavar corretamente sua manta de microfibra para deixá-la sempre perfeita
Saiba como lavar corretamente sua manta de microfibra para deixá-la sempre perfeita

A manta de microfibra é, sem dúvidas, a escolha preferida de muitas pessoas para se cobrir na hora de dormir. Ela é muito macia e aconchegante, deixando qualquer momento muito mais confortável. Nos dias de frio então, a microfibra vira a melhor companhia para nos deixar bem quentinhos. Mas afinal, como lavar manta de microfibra de maneira correta? Por ser um tecido composto por muitas fibras de poliéster, é comum ter medo de estragar o material durante a lavagem. Para te ajudar, separamos as melhores dicas de como lavar manta de microfibra deixando-a sempre limpinha, macia e preservando sua vida útil. 

1. Lavar à mão ou na máquina: a manta de microfibra se enquadra no grupo de roupas delicadas

Muitas pessoas ficam em dúvida se a manta de microfibra deve ser lavada à mão ou na máquina de lavar. Quando é lavada à mão, a vida útil da peça costuma durar por mais tempo. Porém, a composição da manta de microfibra é por fibras de poliéster, que são bastante resistentes. Por isso, não tem problema nenhum em lavar na máquina. Mas a melhor maneira de como lavar manta de microfibra na máquina sem estragar é sempre colocar no ciclo de roupas delicadas. Esse ciclo evita a formação de bolinhas no tecido. Se sua máquina não tiver essa opção, escolha sempre uma de rotação lenta e deixe a temperatura da água morna ou fria. Essas medidas ajudam a proteger sua manta de microfibra, fazendo-a durar bem mais.

2. A maciez da manta de microfibra dispensa o uso de amaciante

A característica mais marcante da manta de microfibra é sua maciez, que faz todo mundo se sentir bem confortável e quentinho. Por isso mesmo, dispense o uso de amaciante na hora da lavagem. O tecido já é macio por natureza, por isso, o amaciante não é capaz de melhorar mais o aspecto. O resultado, na verdade, é pior. Com o tempo, o amaciante obstrui as fibras e faz com que a manta de microfibra perca sua boa capacidade de permeabilidade. Assim, vai ser mais difícil de secar. Além do amaciante, deixe o alvejante de fora. Ele acelera o desgaste do tecido e acaba danificando as fibras de poliéster da sua manta de microfibra.

3. Evite misturar a manta de microfibra com tecidos diferentes

Pode ser bem mais rápido simplesmente jogar tudo na máquina de lavar para aproveitar uma só lavagem para tudo. Mas não cometa esse erro! Misturar a sua manta de microfibra com outros tecidos acaba danificando as fibras e desgastando o material. Além disso, a mistura pode acabar trazendo à tona as bolinhas no tecido. Até mesmo manchas podem aparecer na sua manta se for lavada junto de peças de materiais diferentes.

4. Para secar a manta e microfibra, não é necessário nem secadora nem centrifuga

Além dos cuidados de como lavar manta de microfibra, existem cuidados para secá-la também. Uma dica de ouro é nunca torcer a manta. Ao fazer isso, você pode acabar facilitando a quebra das fibras que compõem o tecido. O mais indicado é apenas apertar para retirar o excesso de água. Além disso, dispense a opção de centrífuga na máquina de lavar. O tecido de microfibra já tem facilidade de secar, então não é necessário. Além disso, o atrito da centrifugação pode até danificar o tecido.

Outro cuidado importantíssimo é secar sempre na sombra. Como a manta de microfibra seca rápido, não precisa expor ao sol, o que pode até ajudar a desbotar o tecido. Basta estender em um varal na sombra que está ótimo. Quanto à secadora, evite usá-la porque não tem necessidade - lembre-se que o tecido da peça já seca com rapidez naturalmente. Mas, caso queira muito, opte por uma temperatura baixa e lembre-se que sempre existe o risco de acabar encolhendo a manta de microfibra.

Matérias: Lavanderia

Ver mais