Alimentação

Sabe como fazer rabada? A receita simples para incluir no cardápio

Uma receita de rabada bem simples e fácil para incluir no seu cardápio
Uma receita de rabada bem simples e fácil para incluir no seu cardápio

A receita de rabada é um prato tradicional brasileiro bastante apreciado em qualquer canto do país. O grande protagonista dessa receita é uma peça bem peculiar: o rabo do boi. Ao contrário do que alguns podem pensar, esse é um corte bovino que, além de ser econômico, pode ser bem saboroso se preparado da maneira certa. O melhor de tudo é que a receita de rabada não precisa ser muito elaborada para ficar perfeita. Na verdade, existem várias formas de fazer uma rabada simples, mas igualmente suculenta. Ficou interessado para experimentar esse delicioso prato? Então veja o tutorial que separamos para te ajudar a preparar a rabada!

Como fazer rabada de forma simples e prática?

Para fazer uma receita de rabada é importante se atentar principalmente ao ponto da carne. Há quem pense que é necessário fritar os pedaços do rabo do boi antes de colocá-los na panela de pressão, mas o ideal é apenas selar a carne. Isso ajuda a criar uma camada de sabor tanto na própria carne quanto na panela, o que vai deixar o resultado ainda mais gostoso!

Ah, e uma dica: embora a rabada simples seja comumente feita com o rabo do boi, você também pode usar a sua criatividade e inovar na receita. A nossa sugestão é experimentar o rabo suíno no lugar do corte bovino. O gostinho e a suculência das peças suínas dão outro toque a este prato. Para aprender como fazer rabada com um dos dois ingredientes, é só seguir o passo a passo da nossa receita abaixo.

Você vai precisar de: 2 kg de rabo de boi limpo; 1 cebola grande; 2 dentes de alho; 1 tomate; 1 ramo de cheiro verde (salsinha e cebolinha); 1 maço de agrião; 3 colheres de sopa de óleo ou de azeite de oliva; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em primeiro lugar, lave muito bem o rabo de boi e se certifique de que ele esteja bem limpo. Uma boa forma de fazer isso é lavando com um pouco de vinagre ou suco de limão. Também é possível colocar o rabo de boi em uma panela com água e esperar ferver por cerca de 20 minutos para retirar um pouco da gordura, que é típica deste corte. Em seguida, corte o rabo nas juntas e tempere as peças com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve-as em um recipiente por cerca de 1 hora.

Logo depois, corte a cebola e os dentes de alho em pequenos pedaços e, em uma panela de pressão, adicione um fio de óleo ou de azeite de oliva. Refogue a cebola e o alho até que fiquem bem douradinhos. Acrescente a rabada cuidadosamente e frite por cerca de 10 minutos, ou até dourar. Não se esqueça de virar os pedaços de carne de todos os lados durante esse processo. Após isso, adicione os pedaços de tomate cortados em cubos, sem semente e sem casca e acrescente água em quantidade suficiente para cobrir toda a rabada. Feche a panela por cerca de 30 minutos após pegar pressão. Depois que o tempo passar, é só abrir e adicionar um pouquinho de cheiro verde a gosto e o maço de agrião.

O ponto ideal da rabada é quando a carne está soltando do osso. Isso geralmente quer dizer que a rabada está perfeita e desmanchando na boca, que é o que todo mundo procura ao saborear este prato. Se após os 30 minutos a carne ainda não estiver soltando do osso, o ideal é cozinhar mais um pouco até atingir o ponto certo.

Matérias: Alimentação

Ver mais