Limpeza

Sabão para lava louças ou detergente? Descubra qual o mais indicado para usar na máquina

O mais indicado é usar  sabão para lava louças  (em pó, líquido ou pastilha) para limpar bem todas as panelas, pratos, copos, talheres e outros utensílios na máquina
O mais indicado é usar sabão para lava louças (em pó, líquido ou pastilha) para limpar bem todas as panelas, pratos, copos, talheres e outros utensílios na máquina

Quando se trata de ter mais praticidade na hora de lavar panelas, pratos, copos e outros utensílios, não há nada melhor que recorrer à máquina de lavar louça, não é mesmo? Além de ser bem eficiente, esse eletrodoméstico garante mais economia de água e consegue limpar uma grande quantidade de itens em um único ciclo de lavagem. Mas você sabia que é importante tomar cuidado com o tipo de sabão usado na máquina? Para esclarecer esse ponto, nós preparamos uma matéria falando sobre qual produto de limpeza é mais indicado: sabão para lava louças ou detergente. Vale a pena conferir!

Afinal, pode colocar detergente na máquina de lavar louça?

Você sabia que a máquina de lavar louças exige cuidados específicos de uso e manutenção? Além de limpá-la com frequência, você deve ter atenção com os produtos utilizados nos ciclos de lavagem. O que muita gente não sabe, por exemplo, é que o detergente comum não deve ser utilizado na lavadora - pois, com o passar do tempo, o produto pode acabar danificando o mecanismo do equipamento.

Em contrapartida, existem versões de sabão para lava louças que são específicas para o uso na máquina. A Qualitá, inclusive, fornece lava louças em pó, líquido ou em modo de pastilha - basta colocar o produto no compartimento indicado e prontinho! O diferencial desse tipo de sabão é que ele contém enzimas que aceleram o processo de limpeza e, ao mesmo tempo, é bem mais concentrado que o detergente comum - garantindo uma lavagem mais eficiente.

Outros cuidados necessários com a máquina de lavar louça

Além de lembrar de usar apenas o sabão para lava louças - e não o detergente comum - nos ciclos de lavagem, também é importante tomar outros cuidados com a máquina. É importante, por exemplo, jogar fora os restos de comida dos pratos, panelas e outros utensílios antes de colocá-los na lavadora - pois resquícios de alimentos podem acabar entupindo e danificando o equipamento a longo prazo.

Também vale destacar que nem todos os utensílios podem ser lavados na máquina - potes de plástico, facas de chefe, taças de cristal e panelas antiaderentes, por exemplo, devem ser preferencialmente lavadas à mão. Além disso, é necessário posicionar cada tipo de louça em seu compartimento específico e, preferencialmente, garantir que a máquina esteja cheia de utensílios antes de iniciar o processo de lavagem - assim, você evita o desperdício de água.

Matérias: Limpeza

Ver mais