Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Roupa desbotada: 5 dicas para manter a cor das peças
Cuide Bem 30/12/2021

Roupa desbotada: 5 dicas para manter a cor das peças

Se você não aguenta mais sofrer com roupa desbotada, não precisa mais se preocupar! Para tudo há uma solução e com um pouquinho de cuidado você consegue manter as peças de vestuário como novas por bastante tempo. Na hora de lavar os itens, pequenas ações podem até dobrar a vida útil dos itens do seu guarda-roupa, sabia? Então, veja agora como evitar que as roupas desbotem com dicas simples de lavanderia para prolongar a qualidade do seu vestuário!

Como lavar a roupa com sal para não desbotar

Quer saber como fazer para não desbotar a roupa? Sal é a resposta! Incluir o ingrediente durante a lavagem é fundamental se você quer manter as peças do guarda-roupa coloridas por mais tempo. A presença do produto impede a dissolução do corante dos tecidos e mantém a qualidade das fibras por mais tempo.

Para prevenir roupa desbotada, basta dissolver de 3 a 5 colheres de sopa de Sal Refinado Qualitá a cada balde cheio e deixar agir por 15 minutos. Outra opção é usar 1 ou 2 colheres de sopa de Vinagre de Vinho Branco Qualitá. O ingrediente líquido apresenta o mesmo efeito que o sal nas peças. Em seguida, enxágue as roupas e lave normalmente no tanque ou máquina.

Mais dicas de como lavar roupa preta para não desbotar

As soluções para não desbotar roupa preta são bem simples e não têm mistério! Além de lavar os itens escuros separadamente com o Lava Roupas Escuras Qualitá, há também outras dicas que você pode aproveitar para evitar o desbotamento das peças pretas. Olha só:

Use água fria

As lavagens do dia a dia devem ser feitas sempre com água fria ou em temperatura ambiente. O uso da água quente pode levar ao desbotamento das peças, além de causar danos às fibras dos itens. Por isso, não use!

Evite remolho longo

Deixar as roupas de molho por muito tempo pode fazer com que a tinta das peças solte. O ideal é usar o Detergente Pré Lavagem Qualitá e não ultrapassar o tempo máximo de 2 horas.

Obs.: se os itens estiverem muito manchados, procure alternativas que facilitem a remoção das sujeiras, como o Tira Manchas em Gel Qualitá, e evite o remolho prolongado.

Lave peças do avesso

Se você usa a máquina para lavar as roupas, opte por higienizar os itens ao avesso. Isso ajuda a diminuir os efeitos do atrito entre as peças durante a lavagem e evita bolinhas também.

Priorize secagem na sombra

Mesmo que a luz do sol agilize a secagem, o calor pode provocar o desbotamento das roupas. Deixe as peças em local arejado e aberto, mas na sombra, de preferência. Dica de ouro para evitar roupa desbotada, viu!

Saiba como lavar roupa colorida para não desbotar

As dicas de como lavar roupa preta sem desbotar funcionam para peças coloridas também! A única diferença é que você pode lavar as roupas de cor juntas, diferentemente das peças mais escuras que devem ser higienizadas separadamente, assim como as brancas.

De resto, dê preferência à água fria, sem deixar muito tempo de molho e com sal ou vinagre na mistura. Agora você sabe o que e como fazer para roupa não desbotar. Assim, você garante a vida útil dos itens por mais tempo!