Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Roupa com cheiro ruim depois de lavada? Saiba o que fazer
Cuide Bem 16/06/2021

Roupa com cheiro ruim depois de lavada? Saiba o que fazer

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter se deparado com roupa com cheiro ruim depois de lavada, né? É uma dor de cabeça, mas faz parte da experiência doméstica! São inúmeros os possíveis motivos para os odores nas peças. Como para tudo existe uma solução, nós separamos algumas dicas de coisas que você pode fazer quando estiver com roupa lavada fedida e como evitar tal situação!

1. Para tirar o cheiro ruim das roupas lavadas, deixe-as secando ao sol

No mercado, podemos encontrar opções de produtos que prometem tirar o cheiro ruim das roupas lavadas. Porém, antes do perfume no tecido, é crucial que as peças estejam verdadeiramente limpas. Então, indicamos executar novamente o processo de lavagem após a secagem completa das roupas.

Quando as peças lavadas apresentam mau odor, uma forma de tentar fazer com que o cheiro suma é deixar as roupas secarem ao sol. O calor direto e a boa ventilação ajudam a acelerar o processo de evaporação da água e, em alguns casos, o mau cheiro some. Caso não disponha de luz solar no ambiente, busque por espaços bem arejados que permitam a roupa secar completamente.

2. Roupa fedendo? Use um lava roupas tripla ação para uma limpeza profunda

Mesmo produtos muito cheirosos podem deixar as peças de roupa fedendo quando se usa a quantidade errada de produto na lavagem. Para evitar que isto aconteça, veja as porções indicadas de produtos que sejam proporcionais à quantidade de roupa a ser lavada. Escolha um lava roupas com tripla ação para garantir uma limpeza profunda.

Ao repetir o processo de lavagem, busque usar a quantidade adequada de sabão e amaciante: nem mais, nem menos do que o ideal. Quando menos, as roupas não são devidamente lavadas e perfumadas; e quando em excesso, as peças acabam acumulando as substâncias, o que torna difícil enxaguar completamente a roupa e se livrar da sujeira. Certifique-se de que as roupas podem ser lavadas com o produto escolhido.

Para lavagem na máquina de lavar: cheque a existência de focos de mofo no eletrodoméstico antes de usar

É comum que algumas máquinas de lavar roupas apresentem focos de mofo depois de certo tempo de vida útil. Por isso, é importante que você se atente para a possibilidade do cheiro ruim de suas roupas ser proveniente de bolor.

Cheque seu eletrodoméstico em busca da concentração do fungo. O mais comum é que as colônias se desenvolvam em volta da borracha de vedação da máquina. Se precisar, chame um especialista para operar a limpeza sem danificar a máquina.

Para lavagem à mão: deixe as roupas de molho e esfregue bem

O ideal é não abusar no período de remolho das peças ao refazer a lavagem à mão, pois quanto mais tempo as roupas passam mergulhadas na água, maiores são as chances de permanecerem mal cheirosas. Foque em esfregar bem as peças para remover os odores mais fortes e tirar também todo o sabão no enxágue.

Também é importante não lavar muitas roupas de uma só vez. Separe as peças por cor e tecido e lave em pequenas quantidades para garantir a limpeza.

3. Estenda as roupas em local arejado e iluminado

Uma boa secagem é fundamental para se livrar de odores desagradáveis. Para intensificar o processo de evaporação da água, torça bem as roupas a fim de se livrar da maior quantidade de água possível. Por fim, estenda as peças em um ambiente que seja iluminado, mas, principalmente, bem arejado. Assim, suas roupas vão perder o cheiro ruim e vão voltar a ter o bom perfume de sempre!

Se tiver uma secadora à disposição, utilize-a para secar mais rapidamente as peças.