Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Riscos de caneta têm solução! Saiba como se livrar das manchas em diferentes tipos de materiais
Meu Lar 29/11/2018

Riscos de caneta têm solução! Saiba como se livrar das manchas em diferentes tipos de materiais

Quem nunca riscou uma roupa com caneta, que atire a primeira pedra! Por mais comum que seja o problema, se livrar da mancha pode ser uma tarefa bem chata e complicada se você não souber exatamente o que fazer. E a dica principal para retirar a tinta do tecido com facilidade é tentar se livrar dela o mais rápido que você puder. Assim, a tinta ainda estará fresca e não terá aderido à fibra do pano. Para retirar completamente esse, que é um dos piores tipos de mancha, a sugestão é recorrer às famosas receitinhas caseiras. Corre pra despensa, separe os ingredientes e vem com a gente conhecer as melhores soluções para remover os riscos de caneta dos tecidos!

Os alvejantes a base de água oxigenada são a melhor opção para peças delicadas

Nem todo tecido pode entrar em contato com ingredientes mais abrasivos. Por isso, a indicação para as roupas delicadas é optar pelos tradicionais alvejantes. Antes de mais nada, observe as informações do fabricante na etiqueta da peça. Só então você poderá começar o processo de retirada da mancha.

O primeiro passo é colocar uma proteção por dentro da roupa para não acabar sujando o outro lado. Em seguida, se a tinta estiver molhada, absorva qualquer excesso com um pano seco e aplique o alvejante na área afetada. Deixe o produto agir pelo tempo descrito na embalagem e depois coloque a roupa na máquina, você também pode lavar na mão se preferir. Caso o risco não tenha saído completamente, repita o processo mais uma vez.

Aposte no álcool de limpeza para acabar com a mancha de caneta no algodão

Uma das principais dicas caseiras quando o assunto é manchas de caneta é usar o álcool de limpeza. Ele ajuda a dissolver a tinta rapidamente e sem muito esforço, mas não se esqueça de proteger bem o espaço entre o tecido de baixo. Essa cautela é essencial para evitar que a mancha de caneta seja transferida, causando mais problemas.

O procedimento para remover os riscos de caneta em peças de algodão é bem fácil de fazer em casa. Você só precisa aplicar uma colher de sopa de álcool diretamente na mancha e esfregar com a ajuda de uma escova de dentes velha ou uma escovinha. Faça movimentos suaves que o risco vai sumir aos poucos e a sua roupa vai ficar limpa novamente.

Jaquetas de couro são as peças mais fáceis para tirar manchas de caneta

Quando o material for o couro, real ou de material sintético, a limpeza é ainda mais fácil. Uma mistura de água e detergente é o suficiente para higienizar a peça. E essa dica também vale para sofás e poltronas, é só fazer a aplicação da misturinha com um pano limpo e esfregar com delicadeza. Mas lembre-se sempre de tomar cuidado com as manchas frescas! Por isso, é importante retirar o excesso de tinta antes de começar a limpeza.

Manchas de caneta na parede podem ser removidas com sabão neutro

Quem tem crianças em casa, e até mesmo já se descuidou no escritório, provavelmente já teve que lidar com riscos de caneta na parede. Para retirar as manchas desse tipo de material, a dica é ter bastante atenção à tinta que foi utilizada para pintura. No caso das paredes pintadas a óleo ou com tintas laváveis, um pano úmido é suficiente para resolver o problema. Já no caso das comuns, esfregar a mancha com água e sabão neutro é a melhor opção para eliminar os resquícios de caneta sem danificar a pintura da parede.

Para limpar os riscos de caneta na madeira, aposte no bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um produto multiuso e pode ser muito útil para ajudar a remover manchas. Os móveis de madeira ficam muito vulneráveis a receber riscos de caneta, principalmente as mesas. E para acabar de uma vez com a mancha, a dica é fazer uma pastinha com uma colher de sopa chá de bicarbonato e uma colher de café de água. Em seguida, basta aguardar o produto agir por 15 minutos – pois é, você não precisa nem esfregar! Por fim, é só retirar o excesso de bicarbonato com um pano úmido e repetir o processo se necessário.

Veja mais