Organização

Reforma de casa pode ser simples! Veja maneiras de gastar pouco e ainda evitar a bagunça

Antes de fazer  reforma de casa , é importante forrar os pisos e móveis com jornais e sacos plásticos
Antes de fazer reforma de casa , é importante forrar os pisos e móveis com jornais e sacos plásticos

Organizar uma reforma de casa requer bastante planejamento - é preciso comprar os materiais de construção, programar a logística de trabalho e sujar o menos possível para evitar a bagunça. Melhor ainda é quando conseguimos fazer tudo sem gastar muito, lembrando de proteger bem os móveis e pisos para evitar estragos. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos dicas para fazer uma reforma barata e de maneira segura em casa. Vale a pena conferir!

Crie um cronograma para a reforma de casa

Para começar, o mais importante é montar uma planilha organizada com todo o cronograma da reforma de casa. É necessário, por exemplo, fazer os cálculos certos para comprar a quantidade de tinta (e de outros materiais) certa e, assim, evitar desperdícios. A melhor parte é que na embalagem da tinta vem a informação de quanto ela rende. No entanto, lembre-se de pensar na quantidade de demãos que deseja aplicar, ok?

Caso você compre uma lata de tinta com rendimento de 200 m², por exemplo, é possível pintar uma área de 100 m² com duas demãos. Simples, né? Lembre-se: para calcular a área que você precisa pintar, também é simples: basta multiplicar a altura de cada parede pela sua largura e, no final, somar todas as paredes. Depois de pensar nesses pontos, fica mais fácil listar a quantidade de materiais (não se esqueça dos rolos, pincéis e bandejas, inclusive) para a reforma.

Além de fazer um planning com todos os materiais necessários, outra dica interessante é organizar os dias da semana em que a reforma será realizada. Caso você queira fazer tudo por conta própria, para economizar como mão de obra, a nossa sugestão é dividir as tarefas por etapas e realizá-las em dias diferentes, para não sobrecarregar demais. Com paciência e organização, é possível economizar melhor e evitar estresse ou cansaço excessivo durante o processo.

Siga a linha DIY para economizar em algumas tarefas

Para economizar durante o processo de reforma da casa, uma dica interessante é tentar fazer algumas tarefas por conta própria, seguindo a linha DIY ("Do It Yourself"). Pintar as paredes e instalar novos móveis, como prateleiras ou nichos, por exemplo, não é tão difícil quanto parece. Uma boa sugestão é assistir a alguns vídeos de tutoriais de construção - assim, você aprende a pintar da melhor forma possível para que o resultado fique realmente bonito.

Veja profissionais de qualidade e negocie o preço

Para fazer trabalhos mais elaborados, como mexer na parte elétrica e outras instalações maiores da casa, o ideal é recorrer a profissionais da área. Essa, inclusive, é uma boa forma de economizar - afinal, caso você decida fazer por conta própria, é possível que o trabalho fique errado e seja necessário gastar ainda mais depois para consertar. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, converse com profissionais e tente negociar um bom preço. Pagar parcelado, por exemplo, pode ser uma saída para lidar com essa situação.

Forre os pisos com jornais e sacos plásticos antes de começar

É importante lembrar que, antes de começar a obra, é necessário proteger os móveis e os pisos da melhor forma possível. Para isso, forre o chão com folhas de jornal, sacos plásticos grossos e prenda tudo com fita adesiva. Faça o mesmo com mesas, armários, cadeiras e outros móveis: cubra-os com plásticos grandes e, se possível, tire alguns móveis do cômodo em que a reforma será feita. Essa etapa é tão importante quanto a execução da pintura em si, ok?

Faça uma boa faxina no final da reforma de casa

Quando você garante que os objetos da casa fiquem bem protegidos durante a obra, fica muito mais fácil fazer a faxina depois. Ainda assim, é bem provável que o cômodo esteja cheio de poeira e restos de materiais que precisam ser bem limpos. Para começar, tire todos os sacos e jornais que estão forrando os móveis e pisos. Em seguida, tire o pó dos objetos e passe um pano úmido com lustra móveis. Se necessário, faça uma solução de detergente com vinagre e bicarbonato de sódio para retirar possíveis manchas Depois, dedique-se a limpar bem os pisos - comece com uma vassoura ou aspirador de pó e, então, passe um pano com limpador de pisos por toda a casa.

Matérias: Organização

Ver mais