Alimentação

Receitas com melado de cana: 4 ideias para preparar com o ingrediente

A receita de pipoca com melado de cana fica uma demília e pode ser apreciada enquanto você assiste a um filme
A receita de pipoca com melado de cana fica uma demília e pode ser apreciada enquanto você assiste a um filme

Você já pensou em preparar sobremesas com melado de cana? Esse doce consiste em um tipo de calda mais espessa, escura, bem saborosa e pode ser usada em diversas receitas no dia a dia. Para que você se inspire a variar no cardápio de sobremesa, nós listamos 4 receitas com melado de cana para preparar em casa. Confira!

1. Bolo de melado de cana

Que tal preparar um bolinho para tomar com chá no lanche da tarde? Em vez de preparar receitas mais tradicionais (como a de chocolate, laranja ou cenoura), uma boa dica é investir em opções novas. O bolo de melado de cana, por exemplo, é simples de fazer e fica delicioso!

Você vai precisar de: 3 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de melado de cana, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 xícara de leite, 4 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de fermento.

Comece batendo as claras em neve com uma batedeira. Depois, acrescente as gemas, o açúcar, a manteiga e bata durante pelo menos 3 minutos. Acrescente o melado e bata mais um pouco. Em seguida, coloque a farinha de trigo peneirada, o fermento e bata mais uma vez. Para finalizar, despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno a 180°C. Deixe por cerca de 35 minutos e faça o teste do palito (enfie-o na massa até que ele saia limpo) e prontinho!

2. Pudim de melado de cana

Existem receitas de pudim de pão, chocolate, leite condensado, coco e diversas outras versões que ficam deliciosas. Mas você sabia que também é possível preparar um pudim de melado de cana delicioso? Essa é uma receita fácil de fazer e é ótima para servir nos almoços de família.

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 2 de leite (use a lata de leite condensado como medida), 1 lata de creme de leite, 3 ovos, 1 xícara de melado de cana e 3 colheres de sopa de açúcar.

Para preparar, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em uma forma de pudim, coloque o açúcar, um pouco de água e leve ao fogo para formar a calda. Depois, despeje a massa por cima e leve ao forno em banho-maria por cerca de 1 hora. Depois, espere esfriar e coloque o pudim em uma travessa. Não tem erro!

3. Pipoca com melado de cana

Preparar pipocas gourmet para vender é uma ótima dica para fazer um dinheiro extra. Além disso, não há nada mais gostoso que assistir a séries e filmes comendo uma boa pipoca, não é mesmo? A receita de pipoca com melado de cana é supersimples de fazer e fica deliciosa.

Você vai precisar de: ½ xícara de milho para pipoca, 2 colheres de sopa de óleo, ½ xícara de melado de cana.

Comece colocando o milho e o óleo na panela e, então, deixe estourar. Depois, tire a pipoca e deixe-a num recipiente separado. Na mesma panela, coloque o melado, um pouco de água e deixe borbulhar. Por fim, acrescente as pipocas e misture bem. O melado vai grudar nas pipocas, formando uma camada doce deliciosa.

4. Biscoito de melado de cana

Se você gosta de preparar receitas de cookies caseiros, aqui vai uma dica de ouro: o biscoito de melado de cana é simples de fazer, fica delicioso e é uma boa opção para compor a merenda das crianças.

Você vai precisar de: 3 ½ xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar mascavo, 2 xícaras de manteiga, 4 ovos, 200 g de melado de cana, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sobremesa de canela.

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e vá misturando bem. Uma boa dica é ir adicionando o trigo aos poucos, para dar liga a massa. Misture tudo com as mãos, coloque em uma bancada limpa e seca e, então, use o rolo para abrir a massa. Corte com forminhas redondas (ou com formatos de coração, estrela e diferentes desenhos). Em seguida, coloque os biscoitos já cortados em uma forma untada e leve ao forno a 180°C por cerca de 25 minutos. O resultado fica delicioso!

Matérias: Alimentação

Ver mais