Alimentação

Receita de pão de mel: como fazer uma versão fofinha e deliciosa

Faça uma  receita de pão de mel  saborosa (recheada com chocolate ou doce de leite) para vender ou servir em festas
Faça uma receita de pão de mel saborosa (recheada com chocolate ou doce de leite) para vender ou servir em festas

Feito tradicionalmente com mel, farinha de trigo, leite, chocolate e especiarias (como a canela), o pão de mel é um doce de origem europeia que pode ser incrementado de diferentes maneiras - recheado com doce de leite, ganache de chocolate ou até mousse de frutas. Aqui, nós ensinamos a fazer uma receita de pão de mel tradicional, com recheio de doce de leite, coberto com chocolate, que fica de dar água na boca. Você pode servi-la em festas, eventos ou até vender para fazer uma renda extra todo mês. Fica a dica!

Como fazer pão de mel?

Para fazer uma receita de pão de mel fofinha e bem saborosa, é muito importante acertar na proporção dos ingredientes e assar a massa no tempo certo - tomando cuidado para não queimá-la ou endurecê-la. Além disso, caprichar no recheio é outra dica que faz bastante diferença - principalmente caso você pretenda vender o doce. Para fazer uma cobertura lisa e durinha, por sua vez, a nossa sugestão é usar chocolate preto fracionado (que possui um aditivo de gordura vegetal e é perfeito para fazer coberturas endurecidas). Mas, caso você não tenha esse tipo de chocolate, basta usar um ao leite comum e recorrer à técnica de temperagem. Confira o nosso passo a passo para não cometer erros:

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo Qualitá, 2 ½ colheres de sopa de manteiga sem sal Qualitá, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de noz-moscada, 2 xícaras de leite, 1 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de mel, ½ xícara de chocolate 50% cacau Qualitá, 1 colher de sopa rasa de fermento em pó, ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio, manteiga para untar, 450 g de chocolate preto fracionado, 1 pote de doce de leite Qualitá.

Para começar, coloque a manteiga, a canela em pó, a noz-moscada e o leite em uma bacia e misture com uma colher de pau (ou espátula de silicone) até que a manteiga dissolva bem, formando uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o açúcar mascavo e misture novamente, até incorporar.

Acrescente o mel, o chocolate em pó e siga misturando para deixar tudo homogêneo. Junte a farinha de trigo e misture bastante, até que a massa fique 100% homogênea. Para finalizar a mistura, adicione o fermento em pó, o bicarbonato e mexa novamente. Vale destacar que a consistência da massa é mais líquida mesmo, ok?

Unte uma forma retangular com manteiga e farinha, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 35 minutos. Antes de tirar, no entanto, espete com um palito para garantir que a massa está seca. Depois, passe uma faca nas laterais da massa, espere-a esfriar um pouco e desenforme.

Chegou a hora de montar os pães de mel! Para criar o formato arredondado característico do doce, a nossa dica é usar um cortador metálico redondo. Use-o para cortar toda a massa. Em seguida, use uma faca para cortar a massa ao meio, coloque uma porção caprichada de doce de leite no meio e feche (formando um tipo de sanduíche). Faça isso com todos os pães de mel. Vale destacar, ainda, que você pode usar brigadeiro ou até mesmo ganache de chocolate para rechear os doces, se preferir. Fica por sua conta!

Agora que os pães de mel já estão recheados, chegou a hora de preparar a cobertura endurecida. Para isso, derreta o chocolate fracionado em banho-maria e coloque-o em um pote de boca mais larga. Equilibre o pão de mel em um garfo e mergulhe-o no chocolate até cobrir completamente. Utilize uma colher para auxiliar nesse processo. Depois de mergulhar todos os doces na cobertura, posicione-os em uma travessa forrada com papel alumínio. Espere endurecer e prontinho!

Obs.: Caso você queira aproveitar melhor a massa, a nossa dica é fazer um pão de mel quadrado, que também fica bem bonito! Nesse caso, corte a massa em fileiras e, depois, em quadrados. Para auxiliar, você pode até usar um cortador de brownie (quadrado) para fazer pedaços padronizados.

Matérias: Alimentação

Ver mais