Alimentação

Receita de pão de ló: como fazer essa massa e quando usá-la no preparo de doces

Para preparar uma boa receita de pão de ló, você deve apostar em uma massa bem leve (feita com ovos, açúcar, farinha e essência de baunilha) e rechear com alguma geleia ou doce de sua preferência
Para preparar uma boa receita de pão de ló, você deve apostar em uma massa bem leve (feita com ovos, açúcar, farinha e essência de baunilha) e rechear com alguma geleia ou doce de sua preferência

Muito usado no preparo de doces - como rocambole, bem-nascido ou bem-casado -, o pão de ló é uma massa semelhante a do bolo (apesar de ser mais seca) que é servida, geralmente, com diferentes recheios - brigadeiro, ganache de chocolate, geleia e doce de leite, por exemplo. Muitas confeiteiras, inclusive, amam preparar sobremesas com o pão de ló, pois ele é bem neutro e combina com recheios de todos os sabores. Para te incentivar a preparar mais doces com esse tipo de massa, nós separamos dicas de como fazer uma receita de pão de ló bem saborosa. Confira!

Receita de pão de ló simples

O grande diferencial da receita de pão de ló tradicional é que ela não é feita com gordura (manteiga ou óleo, por exemplo). Por isso, a massa fica mais seca que a do bolo comum e deve ser servida com um recheio mais úmido. Para preparar um pão de ló saboroso, o segredo está no uso dos ovos, que são os ingredientes que estruturam e dão mais volume à massa. É bem simples de fazer!

Você vai precisar de: 6 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de essência de baunilha.

Para fazer o pão de ló, comece batendo as claras em neve com uma batedeira ou fouet. Em seguida, acrescente o açúcar e bata novamente, até que a mistura fique bem homogênea. Depois, acrescente as gemas, a essência de baunilha e bata por mais uns minutos. Por fim, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo com o fouet de baixo para cima, para que a massa fique bem leve. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha (ou forrada com papel manteiga) e, então, coloque para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos. O resultado é uma massa seca - mas bem saborosa - pronta para ser recheada!

Obs.: Existem outras receitas de pão de ló que são feitas com alguns acréscimos de ingredientes - como leite ou água quente e achocolatado (caso o objetivo seja fazer uma massa de chocolate). No entanto, a receita tradicional leva apenas ovos, farinha, açúcar e essência de baunilha. Fica por sua conta incrementar para preparar massas diferentes.

Use a massa do pão de ló para preparar rocambole, docinhos de festa e sobremesas caseiras

Depois de fazer a massa do pão de ló, você já pode preparar a sobremesa que preferir. Uma boa dica, por exemplo, é cortar a massa ao meio e colocar na parte de dentro uma geleia de frutas vermelhas - uma ótima opção para comer no lanche, junto com uma xícara de café. Você também pode preparar pavê com recheio de ganache de chocolate, rocambole de doce de leite (dentre outros sabores) e docinhos de festa.

Matérias: Alimentação

Ver mais