Alimentação

Receita de levain: como fazer fermento natural para pão

A  receita de levain  é feita apenas com farinha de trigo e água, levando alguns dias para fermentar e ficar pronta
A receita de levain é feita apenas com farinha de trigo e água, levando alguns dias para fermentar e ficar pronta

Muito usado no preparo de pães e outras massas caseiras, o levain é um tipo de fermento natural que pode ser feito em casa apenas com água e farinha. Mas, embora seja simples de fazer, esse ingrediente exige mais paciência em seu processo de confecção, pois costuma levar cerca de 5 dias para ficar pronto. Aqui, nós separamos uma receita de levain simples, ótima para quem costuma fazer trabalhos de panificação.

Como fazer levain?

Para fazer levain de forma correta, é necessário utilizar um recipiente adequado (preferencialmente um pote hermético de vidro) para que o processo de fermentação ocorra bem e de forma mais rápida. Mas, caso você não tenha um com tampa, basta utilizar um pedaço de pano e um elástico para garantir uma boa vedação. Vale destacar, ainda, que o ideal é preparar uma quantidade de fermento que seja suficiente para preparar dois pães grandes - levando em conta que, depois de pronto, o ideal é que o ingrediente seja utilizado até a semana seguinte (nesse caso, basta conservá-lo na geladeira até o próximo uso). Confira o nosso passo a passo para não errar no processo:

Você vai precisar de: 12 colheres de sopa de farinha de trigo Qualitá, 8 colheres de sopa de água filtrada, 1 pote de vidro hermético.

Para começar, esterilize o pote de vidro na água fervente e seque-o bem com um pano. Coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de água e misture bem com uma colher. Em seguida, tampe o recipiente e coloque-o dentro de um armário escuro e fechado. Espere 24 horas.

Após um dia de fermentação, é provável que a mistura de farinha e água já esteja um pouco espessa. Para prosseguir no preparo, adicione mais 3 colheres de sopa de farinha e 2 colheres de sopa de água. Misture novamente com uma colher, de modo que fique tudo homogêneo. Tampe novamente o recipiente, coloque-o dentro do armário e espere mais 24 horas.

Para continuar, basta seguir as mesmas etapas do dia anterior: abra o recipiente, adicione mais 3 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de água e misture novamente. Agora, o levain já começa a ganhar forma, ficando mais espesso (com a aparência de um fermento natural). Tampe novamente o pote, coloque-o dentro do armário e espere mais 24 horas.

Chegou a hora de realizar a última fase de preparo do levain. Abra o pote hermético, adicione 3 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de água e misture novamente. Nessa etapa, é provável que os ingredientes estejam mais difíceis de mexer, mas faça uma força para que tudo fique homogêneo. Depois, tampe de novo o recipiente e deixe-o no armário por mais 24 horas. Passado esse tempo, o levain já estará pronto para o uso.

O ideal é que você use metade do levain (cerca de 50 g) para preparar uma receita de pão e guarde o resto na geladeira até a confecção da próxima receita - assim, você garante que o fermento fique bem conservado. Não tem erro!

Matérias: Alimentação

Ver mais