Alimentação

Receita de donuts: como fazer rosquinhas iguais às de séries e filmes

Prepare uma  receita de donuts  com cobertura de ganache de chocolate e granulados coloridos para vender ou servir em festas infantis
Prepare uma receita de donuts com cobertura de ganache de chocolate e granulados coloridos para vender ou servir em festas infantis

Famosas rosquinhas açucaradas, os donuts são doces tradicionais norte-americanos bem saborosos e coloridos. Feitos geralmente com massa frita e cobertura doce - de ganache de chocolate, doce de leite, glacê, creme de baunilha e granulados variados -, eles são uma excelente opção para quem quer vender algo diferente para fazer uma renda extra. Além disso, são ótimos para servir em festas de criança, pois são bem coloridos, saborosos e podem ser decorados de diversas maneiras, até mesmo com balas e desenhos divertidos. Aqui, nós separamos dicas de como fazer donuts em casa que ficam iguais àqueles que vemos em filmes e séries estadunidenses. Vale a pena conferir!

Receita de donuts tradicional

É importante destacar que existem diferentes formas de fazer donuts - depois de preparar a massa e cortá-la em formato de discos, por exemplo, você pode fritá-la no óleo quente ou assá-la. No entanto, a versão frita é a mais tradicional. Além disso, as possibilidades de coberturas são inúmeras: você pode apenas polvilhar açúcar de confeiteiro, fazer um brigadeiro, doce de leite com paçoca ou creme de fruta (de limão, por exemplo).

Outra opção interessante é preparar uma ganache de chocolate branco e, então, adicionar um corante alimentício para dar cor à cobertura. Aqui, nós separamos uma receita de donuts mais simples, feita com cobertura de chocolate com granulado. Ainda assim, lembre que você sempre pode usar a criatividade para fazer doces mais coloridos e variados, ok?

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinhas de trigo Qualitá, 2 colheres e sopa de açúcar refinado, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de noz-moscada (opcional), 50 g de manteiga sem sal Qualitá, 120 ml de leite morno, 1 ovo, 1 colher de chá de essência de baunilha, 5 g de fermento biológico seco, forma redonda para cortar donuts (ou a boca de um copo), plástico filme, óleo para fritar, 200 g de chocolate ao leite Qualitá, ½ caixa de creme de leite Qualitá (200 g) e granulados coloridos a gosto.

Para começar, coloque a manteiga em um bowl e leve ao micro-ondas até que ela derreta. Reserve. Em uma bacia, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal, a noz-moscada e misture com a mão. Agora, chegou a hora de misturar os líquidos! Junte a manteiga derretida, o leite, o ovo, a essência de baunilha e, no final, o fermento seco. Misture mais um pouco para incorporar os ingredientes.

Despeje os líquidos na mistura seca e comece a revolver bem a massa com as mãos, até que ela fique homogênea. Caso você tenha uma batedeira planetária, você pode usá-la para misturar bem a massa, sem precisar usar as mãos. Depois de garantir que a mistura está homogênea, transfira a massa para uma bancada limpa, lisa e polvilhada com um pouco de farinha. Continue sovando a massa por pelo menos mais 20 minutos, até que ela fique bem lisa. Depois, deixa-a em formato de bola, coloque-a dentro da bacia novamente, cubra com um pano de prato (ou tampa) e espere cerca de 2 horas, até ela dobrar de tamanho.

Agora que a massa já cresceu, chegou a hora de modelar os donuts! Polvilhe um pouco de farinha na bancada e posicione a massa no meio. Comece a abri-la com os dedos e, então, use um rolo para esticá-la bem. O ideal é que você deixe a massa na espessura de um dedo, ok? Agora, você deve cortar a massa com uma forma redonda para formar os donuts. Mas, caso você não tenha essa forma, é possível improvisar com a boca de um copo. Depois de cortar os círculos maiores, corte um outro círculo menor dentro de cada um - para dar o formato de donut (de disco).

Use a massa que sobrar depois do corte para fazer mais donuts: estique-a, deixe na espessura de um dedo e faça mais cortes. O estimado é que você consiga fazer ao menos 8 donuts no total. Em seguida, deixe-os em uma travessa, cubra-os com plástico filme e deixe-os descansar por mais 1 hora para que a massa cresça.

Enquanto os donuts crescem, o ideal é já ir preparando a cobertura. Para isso, coloque os chocolates picados em um bowl, junte o creme de leite e leve para derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Coloque os granulados coloridos em um pote diferente e reserve.

Chegou a hora de fritar os donuts! O ideal é que o óleo não esteja muito quente (cerca de 160°C) para que dê tempo de cozinhar a massa por dentro - uma boa dica, inclusive, é usar um termômetro de cozinha para conferir. Deixe os donuts fritando dos dois lados até que a massa fique mais moreninha. Depois tire-os com uma espátula e coloque-os em uma travessa com papel toalha. Espere os donuts esfriarem um pouco e, então, é só colocar a cobertura! O ideal é que você mergulhe o donut até a metade na ganache e, depois, é só polvilhar os granulados por cima. Prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais