Alimentação

Receita de buttercream: como fazer o creme de manteiga de diferentes formas

Para fazer uma deliciosa receita de buttercream, basta ter manteiga, açúcar e essência de baunilha
Para fazer uma deliciosa receita de buttercream, basta ter manteiga, açúcar e essência de baunilha

Conhecido por ser uma cobertura leve, aveludada e extremamente saborosa de bolos e cupcakes, o famoso creme de manteiga, também chamado de buttercream, é muito utilizado para decorar, rechear e nivelar diferentes tipos de doces! Geralmente, ele é feito com apenas 3 ingredientes: manteiga, açúcar e essência de baunilha. Mas para você escolher o seu tipo preferido, nós separamos 3 receitas de buttercream diferentes. Dá uma olhada na matéria!

1. Buttercream de merengue suíço

Com a textura um pouco mais densa do que a maioria dos tipos de creme de manteiga, o buttercream de merengue suíço é a receita perfeita para coberturas de bolos de festas e datas comemorativas. Sua principal vantagem, além da textura, é o sabor suave e delicado do merengue, que combina com praticamente todos os sabores de recheios para bolo.

Você vai precisar de: 1/2 xícara de clara de ovo em temperatura ambiente, 3/4 de xícara de açúcar confeiteiro ou refinado, 340 g de manteiga sem sal e entre 1/2 e 1 colher (sopa) de essência de baunilha.

Comece misturando a clara e o açúcar em um recipiente de vidro ou de metal com a ajuda de um fouet. Em seguida, aqueça a mistura em banho-maria até que o açúcar esteja totalmente dissolvido e comece a se formar uma espuminha branca.

Leve para bater em uma batedeira na velocidade máxima por mais ou menos 8 minutos (ou até que o merengue fique bem firme e brilhoso). Depois, acrescente os cubos de manteiga gradativamente, batendo mais uma vez em velocidade máxima e, quando estiver homogêneo, saborize a sua cobertura. Basta acrescentar a essência de baunilha e bater brevemente. Para manusear, use uma espátula ou um bico de confeiteiro!

Obs.: Para preparar variar o sabor do creme e preparar, por exemplo, um buttercream de chocolate, basta substituir a essência de baunilha por chocolate em pó.

2. Buttercream americano

O buttercream americano é um pouco mais seco e granulado que as outras variações do creme de manteiga. No entanto, para transformar a sua textura, tudo o que você precisa fazer é acrescentar uma pequena quantidade de leite na receita. Dá uma olhada nos ingredientes!

Você vai precisar de: 170 g de manteiga em temperatura ambiente, 360 g de açúcar confeiteiro impalpável (isto é, açúcar confeiteiro com amido de milho), 2 colheres (sopa) de leite e 2 colheres (chá) de essência de baunilha.

Para não correr o risco de fazer um creme muito granulado, comece batendo a manteiga em velocidade média por 3 a 5 minutos na batedeira. Em seguida, peneire 1/3 da quantidade de açúcar e bata novamente junto com a manteiga em velocidade baixa, aumentando para a velocidade média-alta depois de 1 minuto. Nessa etapa, você deve repetir o processo até acabar com o açúcar. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o leite e bata por mais 5 minutos. Finalize colocando a essência de baunilha e bata brevemente para incorporar o sabor.

Dica: Você também pode acrescentar algumas gotas de corante alimentício nessa última etapa para deixar o creme de manteiga colorido!

3. Buttercream com creme de leite

Um pouco menos popular que os outros dois tipos, a receita de buttercream com creme de leite é uma versão "abrasileirada" dos tradicionais cremes de manteiga. Mas ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, ela é tão saborosa quanto as outras e possui ainda mais cremosidade!

Você vai precisar de: 100 g de manteiga, 1 caixa de creme de leite, 2 xícaras e 1/3 de açúcar refinado ou confeiteiro peneirado, 1 colher (chá) de essência de baunilha e 100 ml de leite.

Comece batendo a manteiga por 3 minutos na batedeira em velocidade média. Acrescente o açúcar aos poucos, bata por 2 minutos e repita esse processo até colocar os ingredientes por completo. Coloque também o creme de leite e bata por mais 5 minutos. Ao final da receita, incorpore a essência de baunilha e bata brevemente por alguns segundos.

Matérias: Alimentação

Ver mais