Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Reaproveite as sobras de legumes e aprenda a preparar um yakisoba para ninguém botar defeito
Guia Culinário 26/10/2018

Reaproveite as sobras de legumes e aprenda a preparar um yakisoba para ninguém botar defeito

Gosta de comida asiática? Então certamente você já experimentou o yakisoba! Essa delícia é um dos pratos mais famosos na culinária desses países e, por aqui, costuma agradar até quem não tem coragem de experimentar outras receitas da região.

Então, como não é sempre que dá para gastar dinheiro com restaurantes, que tal reaproveitar as sobras de legumes, comprar os ingredientes que faltam e preparar um na sua própria casa? Além de ser uma opção fácil e deliciosa para o almoço ou jantar, ainda vai te ajudar a evitar desperdício dos alimentos.

Passo a passo (rápido e prático) para fazer o yakisoba em casa:

1. Coloque o macarrão próprio para yakisoba para cozinhar em água com sal;

2. Refogue a cebola em uma panela grande com um pouco de óleo;

3. Feito isso, acrescente os demais ingredientes: frango ou carne vermelha (ou os dois juntos, se assim desejar) cortados em tiras de espessura média; legumes e verduras de sua preferência; e, claro, não esqueça do molho shoyu para temperar;

4. Agora, acrescente o molho próprio para yakisoba;

5. Se não tiver reaproveitado legumes e verduras que já estavam prontos, espere alguns minutos até que eles estejam devidamente cozidos;

6. Agora, para finalizar, acrescente o macarrão que você cozinhou lá no início à essa mistura;

7. Pronto! Seu yakisoba já pode ser servido.

Como reaproveitar os legumes e verduras para fazer o yakisoba?

Agora que você já sabe como fazer o yakisoba, vamos às dicas para reaproveitar os ingredientes que ajudam a deixar esse prato japonês com um gostinho a mais! Além da carne vermelha e do frango, os legumes que você fez para a semana e sobraram também podem ser usados.

Os que mais aparecem nas receitas em geral são os seguintes: cenoura, pimentão, brócolis, repolho, couve-flor e acelga. Então, se algum deles sobrar no final da semana, você já tem mais um motivo para fazer o yakisoba para o almoço ou jantar. Mas, para que eles possam ser reaproveitados, é muito importante recorrer ao truque de jogar o legume ou vegetal na água com gelo logo depois de cozinhá-los – já que, assim, eles vão manter os nutrientes e a cor viva. Feito isso, é só deixar o alimento escorrendo para que fique bem sequinho e, por fim, colocar dentro de um recipiente adequado para que fique devidamente protegido na geladeira ou freezer até o dia de fazer o prato.