Economia do lar

Reaproveitar a água da máquina de lavar vale a pena! Aprenda a fazer essa economia

Reaproveite a água da máquina de lavar para limpar o carro
Reaproveite a água da máquina de lavar para limpar o carro

Você já ouviu falar nos três R's da sustentabilidade? Reduzir, Reutilizar e Reciclar são ações que todos deveriam adotar para a vida - e a boa notícia é que elas podem estar presentes em pequenas atitudes do dia a dia! Já pensou em reaproveitar a água da máquina de lavar, por exemplo? Esse é um hábito que, apesar de parecer simples, garante uma economia significativa de água. Aqui, a gente te ensina as melhores formas de reutilizar a água da lavadora para limpar pisos, diferentes itens e, assim, evitar o desperdício a todo custo. Confira!

Comece transferindo a água da máquina para um balde através da mangueira de drenagem

Depois de lavar as roupas na máquina, uma boa sugestão é guardar a água em um recipiente para que ela possa ser reutilizada posteriormente. Não tem erro: desencaixe a mangueira de drenagem da parede e coloque a ponta dentro de um balde. A água vai sair por conta própria e, quando o recipiente já estiver cheio (e a máquina vazia) você pode reutilizar a água para lavar o que bem pretender.

Você pode lavar pisos de cimento, cerâmica, granito, porcelanato e outros revestimentos externos com a água da máquina de lavar

Que tal reaproveitar a água para fazer uma lavagem caprichada nos pisos externos? Revestimentos de cerâmica, porcelanato ou até mesmo de cimento podem ser tranquilamente lavados com a água da máquina + um pouco de sabão ou desinfetante. Espalhe bem a solução por todo o piso e use uma vassoura de cerdas duras para esfregar bem.

Depois, é só tirar a água com um rodo, deixar secar naturalmente ou então passar um pano de chão. Só tome cuidado com pisos mais delicados, ok? Os de madeira, por exemplo, devem ser preferencialmente limpos com um pano umedecido e não com uma quantidade grande de água.

Use a água da máquina para lavar o banheiro

Além de lavar os pisos externos, você também pode usar a água da máquina para fazer uma faxina geral no banheiro: lave o box, as paredes de azulejos, a torneira, o vaso, o blindex e tudo que estiver no cômodo. De vez em quando é importante dar uma higienizada mais caprichada no banheiro e, neste caso, a água reaproveitada da máquina é uma ótima aliada - pois assim você não desperdiça nada!

Não se esqueça de também jogar um pouco de água sanitária na parte interna do vaso para, assim, matar possíveis microrganismos e desinfetar bem o local. Produtos como bicarbonato de sódio, vinagre e até mesmo detergente também podem auxiliar na limpeza - mas, depois de usá-los, recorra à água da máquina para enxaguar e deixar o banheiro impecável!

Você pode reaproveitar a água para lavar o carro, as bicicletas e até os brinquedos das crianças

Sempre dá para inventar novos usos para a água da máquina de lavar, sabia? Você pode reutilizá-la na lavagem do carro, das bicicletas e até de alguns brinquedos das crianças. Só não deixe a água parada no balde durante muito tempo - ou seja, após retirá-la da máquina, tente usar o mais rápido possível. Seguindo essas dicas de reaproveitamento, não só a natureza agradece, mas também o seu bolso com a grande economia de água. Fica a dica!

Matérias: Economia do lar

Ver mais