Alimentação

Quiabo assado: como fazer quiabo sequinho

Para fazer uma receita de quiabo assado bem sequinho e crocante, uma boa dica é caprichar nos temperos (cominho, pimenta, alho, cebola, salsa etc.) e também usar fubá e farinha de trigo
Para fazer uma receita de quiabo assado bem sequinho e crocante, uma boa dica é caprichar nos temperos (cominho, pimenta, alho, cebola, salsa etc.) e também usar fubá e farinha de trigo

Que tal preparar um prato de quiabo assado bem temperado para servir de acompanhamento no almoço ou até mesmo como petisco? Para que a receita fique bem saborosa, a principal dica é usar ingredientes que deixem o vegetal crocante, como fubá e até mesmo um pouco de farinha de trigo. Outra opção interessante é adicionar queijo parmesão ralado e temperos, como cominho e pimenta-do-reino, que ajudam a dar mais sabor ao vegetal. Quer saber como fazer quiabo assado de diferentes maneiras? É só continuar lendo!

Como fazer quiabo sequinho de forma simples

É possível preparar quiabo assado tanto no forno quanto na airfryer. Mas, para isso, também é necessário saber como cortar o vegetal e, depois, temperá-lo bem, para acentuar o seu sabor. A boa notícia é que o resultado fica delicioso e bem sequinho - ou seja, caso você não goste da baba do quiabo, esse modo de preparo é o mais indicado. Confira as nossas dicas:

Quiabo assado no forno: prepare em meia hora

Fazer quiabo no forno é uma opção bem prática para quem busca comer de forma saudável sem ter muito trabalho na cozinha. Inicialmente, é muito importante lavar e secar bem o vegetal, para que ele consiga absorver bem os temperos. Além disso, acertar o tempo de forno é essencial para que o resultado fique crocante, mas ainda um pouco úmido (sem ressecar demais).

Você vai precisar de: 1 porção de quiabo Qualitá (250 g), azeite a gosto, 2 dentes de alho Qualitá amassados, 1 pedaço de 1 cm de gengibre ralado, ½ colher de chá de cominho em pó Qualitá, pimenta-do-reino em pó Qualitá a gosto, 1 colher de sopa de fubá Qualitá, ½ colher de sopa de farinha de trigo, sal a gosto.

Como fazer quiabo assado: passo a passo

Para começar, lave bem os quiabos e os seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas dos vegetais e, em seguida, corte-os ao meio, no sentido do comprimento.

Posicione os quiabos cortados em um prato e adicione um pouco de azeite. Junte o alho, o gengibre amassado e espalhe-os com as mãos. Adicione o cominho e a pimenta e misture mais uma vez.

Adicione o fubá, a farinha de trigo e, por fim, o sal a gosto. Misture bem o quiabo, para que ele fique bem temperado.

Coloque os quiabos em uma assadeira antiaderente (ou forrada com um papel alumínio) de modo que eles fiquem bem espaçados. Leve-os para assar no forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos (ou até dourar). O resultado fica bem crocante e sequinho, basta servir com o acompanhamento de sua preferência.

Receita de quiabo assado na airfryer

Caso você queira fazer uma receita de quiabo assado mais rápido, uma boa dica é recorrer à airfryer. A fritadeira elétrica é bem prática, dispensa o uso de gordura e consegue garantir crocância ao vegetal, sem que ele perca totalmente a sua umidade. Vale a pena experimentar essa versão de quiabo sequinho!

Você vai precisar de: 1 porção de quiabo Qualitá (250 g), 1 colher de sopa de alho, cebola e salsa desidratados Qualitá, ½ colher de chá de páprica picante em pó Qualitá, 1 colher de sobremesa de fubá Qualitá, sal a gosto Qualitá, azeite Qualitá.

Primeiro, lave bem os quiabos, seque-os e corte-os ao meio, no sentido horizontal. Coloque-os em um prato, junte o tempero de alho, cebola e salsa e misture bem.

Adicione a páprica picante, o fubá e o sal a gosto. Misture novamente com as mãos e, então, posicione-os dentro da airfryer. Despeje um pouco de azeite por cima e feche a gaveta da airfryer.

Programe para fritar os quiabos a 180°C por cerca de 15 minutos. Na metade do tempo, abra a gaveta da airfryer e a sacuda. Quando os quiabos estiverem dourados (bem sequinhos e crocantes) é só tirar e servir. Bem simples, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais