Economia do lar

Quer uma ceia de Natal simples e barata? Saiba como economizar sem deixar tradição de lado

 Acrescente ingredientes variados, como vegetais de uma forma geral, para dar mais volume e sabor à sua ceia de Natal
Acrescente ingredientes variados, como vegetais de uma forma geral, para dar mais volume e sabor à sua ceia de Natal

Se você faz parte do time que ama o Natal (com todas as tradições e clima de festa), com certeza já sabe que a ceia é uma das coisas mais importantes dessa data. Afinal, comer pernil, farofa, bacalhau e todos os alimentos típicos natalinos fazem parte dessa experiência coletiva, né? Só que, ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa gastar muito para montar uma ceia completinha. Por isso, a gente separou dicas ótimas para quem quer economizar, mas sem deixar a tradição de lado. Dá uma conferida!

Que tal um jantar coletivo, com todo mundo colaborando?

Uma das coisas mais gostosas do Natal é justamente esse clima de união e coletividade. Por isso, nada mais justo que todos colaborarem para a ceia acontecer - é só organizar o que cada um vai levar e, desse jeito, pode ter certeza que vai ficar bem mais barato para todo mundo. Uma pessoa pode ficar encarregada de levar o clássico peru, a outra o arroz, a farofa, as bebidas e assim por diante. É só descobrir o que cada um faz de melhor que a ceia também vai acabar sendo mais saborosa.

Use a criatividade para reaproveitar ingredientes

Para quem quer economizar de verdade, a regra básica é aproveitar todos os ingredientes da melhor maneira possível. E a melhor forma de fazer isso, com certeza, é usando a criatividade para inventar receitas com cascas de frutas, legumes, restos de pães etc. Você sabia que dá para fazer um doce usando as cascas do limão ou maracujá? Pois é, depois de fazer um suco natural com essas frutas, você pode usar as cascas para preparar uma sobremesa natalina.

Além disso, outra coisa que você pode fazer é usar pães velhos para fazer farinha de rosca (ideal para frituras) ou até mesmo rabanadas e pudins. Outra dica interessante é desfiar o bacalhau para render mais e também adicionar outros ingredientes (cenouras, cebolas, azeitonas etc.) para fazer mais volume e deixar o prato mais saboroso. Aproveitando os ingredientes dessa maneira, a gente tem certeza que a sua ceia vai sair bem mais em conta!

Já pensou em fazer os enfeites por conta própria?

Uma ceia natalina só é legítima quando conta com enfeites coloridos e temáticos. Isso porque não são só as comidinhas que importam nessa época do ano: a árvore decorada com bolas coloridas, a guirlanda e as toalhas vermelhas também representam o espírito do Natal. Por isso, mesmo que você esteja economizando, tente não abrir mão desses enfeites superespeciais.

A nossa dica é tentar fazer a decoração por conta própria: você pode bordar as toalhas com desenhos do Papai Noel, bonecos de neve e frases de efeito. Dá até para fazer uma guirlanda com plantas, bolas coloridas e cola quente para prender diferentes enfeites. Colocando a mão na massa, vai ser mais divertido (e barato) montar a decoração natalina.

Faça uma lista e procure por promoções

Para evitar gastos extras e garantir um bom planejamento da ceia, uma boa dica é fazer um orçamento e, a partir daí, elaborar uma lista com todos os ingredientes necessários. Mas, além de anotar tudo que você vai usar (pernil, chester, arroz etc.), outra dica interessante é fazer um levantamento das quantidades. Assim, você evita de comprar em excesso (sem desperdícios!) e também garante que nada vai faltar. Basta calcular o número de pessoas que irão para a ceia e, então, comprar tudo na medida certa.

Além disso, você também deve ficar atenta às promoções de fim de ano: é só coletar os folhetos de supermercado e reparar nas datas. Se puder comprar as coisas com antecedência, melhor ainda! Isso porque tudo costuma ser mais barato bem antes do Natal. Com todas essas dicas, a gente tem certeza que você vai preparar uma ceia natalina bem saborosa e barata!

Matérias: Economia do lar

Ver mais