Alimentação

Quer um jantar romântico no Dia dos Namorados? 4 receitas para curtir a noite a dois em casa

Se você vai comemorar o Dia dos Namorados em casa, uma boa dica é preparar a receita de macarrão à carbonara, já que ela é perfeita para um jantar a dois
Se você vai comemorar o Dia dos Namorados em casa, uma boa dica é preparar a receita de macarrão à carbonara, já que ela é perfeita para um jantar a dois

Ah… O Dia dos Namorados! Essa data costuma ser muito importante para os casais que celebram a data com troca de olhares, carinhos e muito romance! E para te ajudar a fazer uma comemoração a dois do jeito certo, nós separamos 4 receitas que compõem um delicioso jantar romântico em casa. Até porque, convenhamos: poucas pessoas resistem a um jantar à luz de velas!

1. Comece o jantar com uma entrada de antepasto de berinjela

O Dia dos Namorados definitivamente merece um cardápio especial! Então, que tal transformar o jantar à luz de velas em um "evento completo" e preparar entrada, prato principal e sobremesa? A receita de antepasto de berinjela é perfeita para iniciar o jantar e servir com uma taça de vinho, algumas torradinhas e uma deliciosa burrata.

Você vai precisar de: 2 berinjelas cortadas em cubinhos, 1/2 cebola picada, 2-3 dentes de alho, 1/2 pimentão amarelo, vermelho e verde, 1/2 xícara (chá) de azeite, 4 colheres (sopa) de vinagre, sal, temperos e hortaliças a gosto + torradinhas e 1 burrata pronta.

Para preparar o antepasto, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite, acrescente os pimentões picados e a berinjela. Deixe cozinhar por alguns minutos e coloque uma pitada de sal + temperos e hortaliças de sua preferência - como pimenta-do-reino, tomilho, salsa e afins.

Por fim, acrescente o azeite e o vinagre (incorporando todos os ingredientes) e cozinhe em fogo baixo até que os líquidos se reduzam - o ponto certo é quando a berinjela estiver macia. Quando o antepasto estiver pronto, monte o prato com as torradas e acrescente a burrata pronta! Acredite: a combinação fica uma delícia!

2. Faça um filé de salmão grelhado para o prato principal

Além de ser supersaboroso, salmão é o tipo de proteína que deixa qualquer prato mais sofisticado! Então nada melhor do que usar esse peixe para compor o prato principal do seu jantar romântico, né?

Você vai precisar de: 2 filés de salmão (limpos e sem espinhas), 1 limão, 1 laranja, 4 batatas, alecrim + azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

A refeição é refinada mas o passo a passo é mais simples do que você imagina: basta temperar o salmão mais ou menos 1 hora antes de prepará-lo com suco de limão e laranja e reservar na geladeira. Ah! Acrescente um pouco de pimenta-do-reino e alecrim também que fica delicioso.

Em seguida, corte as batatas do jeito que preferir, tempere com azeite, alecrim e pimenta e leve ao forno em um refratário untado com azeite por cerca de 25 minutos (ou até ficar douradinho)!

Quando chegar a hora do prato principal, tire o salmão da geladeira, pincele uma frigideira preaquecida com azeite e grelhe os filés por pelo menos 4 minutos de cada lado. No final, é só pegar as batatas, caprichar na montagem dos pratos e servir para o seu amor. Simples, delicioso e romântico!

3. Macarrão à carbonara também é uma ótima opção como prato principal de um jantar a dois

Para quem faz parte do time que não curte muito frutos do mar, uma ótima opção como prato principal do jantar é fazer um delicioso macarrão à carbonara. Além de ser uma receita bem simples - e que você pode fazer com ingredientes que já tem em casa - as massas costumam agradar todos os tipos de pessoas. Não tem como dar errado!

Você vai precisar de: 1 pacote de macarrão do tipo talharim ou fettuccine, 4 ovos, ½ xícara (chá) de bacon em cubinhos + azeite, queijo ralado e temperos a gosto.

Comece fritando o bacon em uma frigideira com azeite até que ele fique supercrocante. Depois, coloque o macarrão para cozinhar e prepare-o normalmente, atentando-se ao ponto certo do cozimento (ou seja, quando a massa estiver "al dente").

Depois, bata os ovos no refratário onde o prato será servido, escorra e despeje o macarrão ainda quentinho sobre os ovos, misture bem com um garfo, acrescente o bacon e dê o toque final com queijo ralado + os temperos de sua preferência.

4. Prepare uma mousse de limão para a sobremesa

Que tal fazer uma mousse de limão para fechar o jantar romântico com chave de ouro? Essa sobremesa costuma fazer sucesso e normalmente é uma escolha inteligente! Você pode preparar a mousse do sabor de sua preferência, mas a de limão fica impecável para servir num jantar a dois. Só não se esqueça de fazer a receita no início do dia para dar tempo da mousse firmar, ok?

Você vai precisar de: 2 latas de leite condensado, 200 ml de suco de limão e 2 latas de creme de leite.

Comece batendo o leite condensado e o creme de leite no liquidificador por 1 minutinho. Depois, acrescente o suco de limão e bata novamente por mais 2 minutos. Despeje o conteúdo em um refratário e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Na hora de servir, dê um toque especial decorando o prato com raspas de limão - pode confiar que faz toda a diferença!

Matérias: Alimentação

Ver mais