Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer saber como tirar cheiro ruim de pote de plástico? Veja métodos megaeficientes
Meu Lar 25/06/2019

Quer saber como tirar cheiro ruim de pote de plástico? Veja métodos megaeficientes

Quem tem o hábito de levar marmita para o trabalho já deve ter reparado que os potes ficam com um cheirinho de comida após o uso. Afinal, temperos fortes como alho e cebola costumam impregnar no plástico e custam a sair, né? A boa notícia é que existem métodos simples que ajudam a remover diferentes cheiros das vasilhas. Você só precisa recorrer aos aliados certos, como vinagre, bicarbonato de sódio, sal de frutas e folhas de jornal. Dá uma conferida nas dicas que separamos para deixar os potes de plástico sem cheiro algum!

Deixe o pote de molho na água com vinagre

Para remover cheiros fortes (seja em potes, panelas ou até mesmo em tecidos) um dos melhores recursos é usar vinagre branco. Esse produto funciona como ótimo desinfetante e consegue remover – quase de forma mágica – cheiros de comida em vasilhas de plástico.

1. Encha o pote com água morna e um pouco de vinagre;

2. Deixe-o de molho por cerca de 15 minutos e lave normalmente com esponja e detergente;

3. Seque a vasilha com um pano e, caso seja necessário, repita o procedimento.

Obs.: Além de deixar de molho, você também pode jogar um pouco do vinagre direto no pote antes de lavá-lo. Esfregue o produto com o lado macio da esponja e depois lave normalmente com detergente. Embora o vinagre tenha um cheiro forte, ele sai com facilidade, então pode seguir esse passo a passo que não tem erro!

Forre o pote com folhas de jornal

Esse é um dos métodos mais inusitados e eficientes, sabia? As folhas de jornal conseguem absorver bem cheiros de comida e, assim, deixam os potes mais limpos e funcionais. Dá uma olhada em como fazer:

1. Lave o pote com detergente, enxágue e seque-o com uma flanela ou pano de prato;

2. Preencha a vasilha com folhas de jornal dobradas. Tampe o recipiente e deixe-o assim por cerca de 24 horas;

3. Tire as folhas de jornal e lave o pote normalmente. Em vez de ficar impregnado no pote, o cheiro ficará retido no jornal sem que você precise usar outro produto para isso. Bem simples, né?

Use uma mistura de água com bicarbonato de sódio

Não é só o vinagre que ajuda a remover cheiros fortes, ok? O bicarbonato de sódio, além de ser usado como ingrediente na cozinha (no preparo de bolos e massas, por exemplo) também atua como ótimo aliado na limpeza. Dá uma olhada em como ele pode ser útil para remover cheiros fortes de potes:

1. Encha o pote com uma solução de água morna, bicarbonato de sódio e um pouco de detergente. Tampe o recipiente e agite bem a solução;

2. Espere algumas horas e esfregue o pote com uma esponja macia;

3. Lave a vasilha com detergente neutro e espere-a secar. Prontinho!

Solução com sal de frutas pode ser muito útil

Você sabia que o sal de frutas também ajuda a remover cheiros fortes? Pode parecer inusitado, só que esse é um dos produtos mais eficientes (assim o como o vinagre). Você só precisa deixar a vasilha de molho da forma certa, dá uma conferida:

1. Encha o pote com água (morna ou fria) e coloque o sal de frutas por cima;

2. Tampe a vasilha e sacuda bem para que a solução atue por todo o plástico;

3. Espere cerca de 15 minutos e, então, lave o pote normalmente com detergente ou sabão. Depois é só enxaguar!

Obs.: Para que os potes não fiquem com cheiro ruim, uma boa dica é deixá-los abertos após a lavagem. Ou seja, guarde as tampas separadamente (mas sempre próximas aos respectivos potes para que você não misture os conjuntos). Seguindo essas dicas, a gente tem certeza que as vasilhas ficarão sempre bem limpas e cheirosas!

Veja mais