Economia do lar

Quer saber como pintar parede como um profissional? O guia ninja para não errar nessa tarefa!

Tente pintar ligeiramente na diagonal para ter um melhor resultado com a pintura
Tente pintar ligeiramente na diagonal para ter um melhor resultado com a pintura

Às vezes bate aquela vontade de mudar o visual da casa, mas a grana está curta e não dá para investir em móveis novos. Mas já parou para pensar que só de mudar a cor do ambiente ele já ganha um aspecto diferente? Por isso, essa é dica para quem não aguenta mais a mesmice! Mas vamos lá, não tem dinheiro para pagar alguém para fazer esse trabalho? Então arregace as mangas e ponha a mão na massa com o nosso guia ninja para não errar na hora de pintar a parede!

Retire móveis e objetos que estejam próximos ou na parede que você quer pintar

O primeiro passo é se livrar de tudo que pode acabar sujando durante a pintura, como móveis encostados na parede escolhida. Isso vale também para aquelas capas que envolvem tomadas e interruptores, ok? Sim, você vai ter que deixar apenas um buraco de espaço. Só assim você vai conseguir pintar tudo com precisão. O mesmo vale para qualquer outro objeto que esteja aparafusado na parede.

Tire a tinta descascando e lixe

Se a parede escolhida já tiver sido pintada verifique se ela não está com alguma parte descascando. Se sim, retire o máximo que conseguir com a ajuda de uma espátula - o mesmo vale para papeis de parede. Caso contrário, é só lixar tudo mesmo para acabar com possíveis imperfeições na superfície. Ah, e se algum cantinho não estiver nivelado é só colocar a massa corrida, esperar secar e depois lixar, ok?

Proteja o que você não for pintar

Caso você vá pintar apenas uma parede é preciso proteger os seus quatro cantos com fita crepe, para que a tinta não borre as laterais, o teto ou o rodapé. O ideal é usar aquelas mais grossas, que evitam melhor os pequenos acidentes. O mesmo vale para as janelas, então fique atento para que elas não acabem manchadas depois! Além disso, forre o chão próximo da parede com jornal, porque se a tinta pingar você não terá que limpar nada depois, apenas jogar o papel fora.

Se a parede já tiver sido pintada, cubra tudo com tinta branca

Se você pintou a sua parede de vinho e agora quer passar um verde claro por cima é claro que o resultado não vai ficar tão bom. Por isso, primeiro pinte tudo de branco para, só então, passar a tinta da cor que você escolheu. Comece pintando as laterais e os cantinhos - que você protegeu com fita crepe - com um pincel. Não se esqueça de retirar o excesso de tinta antes de começar a passá-la para evitar qualquer desnivelamento. Depois, passe o rolo de tinta sem medo de ser feliz! Uma dica é tentar ir pintando fazendo um movimento ligeiramente diagonal, para a tinta espalhar melhor.

Aplique quantas demãos de tinta forem necessárias

Agora sim você pode pintar da cor que escolheu! Siga o mesmo passo a passo que a gente já ensinou - começando pelos cantinhos e depois passando o rolo - e, se o resultado final ainda não estiver tão bom, passe outra demanda de tinta. Repita esse processo até estar realmente satisfeito com a sua nova parede.

Retire a fita crepe e coloque tudo no lugar

Para finalizar, quando a tinta tiver secado retire toda a fita crepe que você prendeu e coloque de volta capas que envolvem tomadas e afins que foram retirados. Pronto! Você agora tem uma parede novinha em folha e renovou o visual da casa sem gastar muito com isso.

Sujou? Aprenda a tirar mancha de tinta do chão

Aqui vai uma dica bônus para quem, sem querer, deixou cair um pouquinho de tinta no chão. Antes de mais nada tente removê-la o mais rápido possível para evitar que ela seque. Nesse caso, um pano úmido resolve o problema. Secou? Então a dica é esfregar uma esponja com detergente neutro na área afetada ou então usar a espátula para removê-la de uma vez só. No caso dos pisos de madeira você pode ir esfregando a região da mancha com um pano embebido em álcool. Em casos mais graves, dilua alvejante em água quente e aplique - mas antes tenha certeza de que ele não vai manchar o seu chão, ok? Se não funcionar o jeito é comprar algum material próprio para essa remoção em alguma loja de material de construção.

Matérias: Economia do lar

Ver mais