Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer saber como limpar roupa de camurça? Aprenda a não danificar o tecido
Cuide Bem 03/08/2020

Quer saber como limpar roupa de camurça? Aprenda a não danificar o tecido

Alguns tipos de tecido precisam ser lavados com certo cuidado – principalmente os mais delicados, como seda, lã ou linho. A camurça, em especial, é um tipo de couro que deve ser higienizado com produtos de limpeza específicos e pouca água – por isso, não é indicado usar a máquina de lavar. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como limpar roupa de camurça (jaquetas, calças, shorts, blusas e por aí vai) sem causar manchas ou danificar as fibras do tecido. Confira!

Tire manchas da roupa de camurça com uma escova e uma solução de água e vinagre branco

Para começar, é importante que você limpe diretamente os pontos manchados da camurça – assim, é possível remover as sujeiras mais impregnadas e evitar que o tecido fique manchado permanentemente. Para isso, prepare uma solução de 1 copo de vinagre branco diluído em 2 copos de água. Aplique um pouco da mistura no local manchado e, então, use uma escova ou pano macio para esfregar. Repita o procedimento caso necessário e, em seguida, coloque a roupa para lavar.

Obs.: Muitas pessoas também usam borracha comum para remover manchas de camurça com mais facilidade. Neste caso, basta esfregar suavemente a borracha no tecido seco até que a sujeira saia. Costuma dar supercerto!

Limpe as roupas de camurça com um pano úmido e um pouco de sabão

Fazer uma limpeza mais profunda na camurça requer maiores cuidados – afinal, esse material é um tipo de couro e, por isso, não deve ser lavado com muita água ou sabão. Para remover todas as sujeiras sem danificar o tecido ou causar manchas, a nossa dica é usar um pano macio e umedecido com um pouco de sabão líquido (o ideal é colocar apenas um pinguinho do produto). Esfregue toda a superfície da roupa e no, final, passe apenas um pano umedecido para tirar todo o sabão.

Coloque a roupa para secar na sombra, depois passe e pendure em um cabide para não amassar. Vale destacar, no entanto, que não é indicado colocar o ferro quente diretamente na camurça, pois isso pode danificar as fibras do tecido. O ideal é que você coloque uma toalha por cima da roupa de camurça e, então, passe o ferro quente. Assim, a peça fica alinhada sem sofrer nenhum tipo de mancha. Fica a dica!

Veja mais