Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer saber como fazer porta-copos com materiais recicláveis? Siga as nossas dicas DIY
Minha Causa 09/07/2021

Quer saber como fazer porta-copos com materiais recicláveis? Siga as nossas dicas DIY

Que tal reaproveitar tampinhas, palitos, plásticos e outros lixos recicláveis para fazer trabalhos manuais em casa? Se você curte a linha DIY (“Do It Yourself”), uma boa dica é tentar ser o mais sustentável possível para fazer artesanatos e enfeites de forma mais econômica. Aqui, nós separamos dicas de como fazer porta-copos simples e bonitos com materiais reaproveitados – diminuindo, assim, a produção de lixo e inovando na decoração de casa. Você pode usá-los para apoiar xícaras, canecas, taças e copos com diferentes bebidas. Confira!

Porta-copos de tampas de garrafa pet

Para começar, uma boa dica é fazer um porta-copos à base de tampinhas plásticas de garrafa pet. Além de simples, esse modelo fica bem bonito (no formato de uma flor) e pode ser feito com tampas de diferentes cores, o que dá um toque ainda mais interessante à decoração.

Você vai precisar de: 7 tampinhas de garrafa pet, 2 folhas de papel manteiga, ferro de passar roupa.

Primeiro, posicione as 7 tampinhas em formato de flor: deixe uma no centro, representando o miolo, e as outras seis em volta, formando as pétalas. Coloque-as em cima de uma folha de papel manteiga e cubra com a outra. Em seguida, esquente o ferro de passar e comece a pressionar suavemente as tampinhas para baixo – assim, elas começam a derreter, grudam entre si e ficam achatadas, no formato de uma flor. Aqui, as folha de papel manteiga são fundamentais, pois impedem que as tampinhas grudem no ferro ou na superfície de baixo. No final, basta abrir as folhas e tirar o porta-copos prontinho. Bem fácil, né?

Obs.: Em vez de usar tampinhas de plástico, você também pode usar tampinhas de metal (que geralmente vêm em garrafas de vidro). O resultado fica bem parecido!

Porta-copos com palitos de picolé

Você sabia que dá pra fazer um porta-copos com palitos de picolé? Aqui, a ideia é fazer um mini pallet, que fica superbonito na mesa e é bem rápido de fazer. No final, após colar os palitos, você ainda pode pintá-los com tintas ou até mesmo um verniz, que também ajuda a proteger a madeira contra a umidade.

Você vai precisar de: 12 palitos de picolé (de mesmo tamanho) limpos e secos, cola quente, tintas e pincel (opcional).

Para começar, você deve usar 4 palitos para formar um quadrado. Fixe as extremidades com a cola quente e pressione bem com os dedos. Em seguida, use 2 palitos para formar uma cruz, que ficará no centro do quadrado. Fixe com a cola quente e siga o mesmo procedimento de pressionar com os dedos. Para finalizar, preencha o quadrado com o restante dos palitos, colando-os de forma equidistante. Assim, a estrutura do porta-copos será composta por 4 palitos formando um quadrado, 1 palito na horizontal e outros 7 palitos na vertical. Por fim, você ainda pode pintar os palitos com tinta de madeira para dar um toque colorido. Fica bem bonito!

Obs.: Vale destacar que você também pode incrementar esse porta-copos “mini pallet” de outras formas. Uma boa dica, por exemplo, é colar mais 7 palitos (na vertical) do outro lado para formar uma estrutura mais reforçada.