Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer limpar o azulejo do banheiro e da cozinha com truques simples? Aprenda a tirar a gordura e o amarelado
Meu Lar 02/09/2019

Quer limpar o azulejo do banheiro e da cozinha com truques simples? Aprenda a tirar a gordura e o amarelado

Azulejos são uma parte “perigosa” da casa. Se não estão bem limpos, podem dar a impressão que todo o ambiente ficou sujo. Na maioria das vezes eles são difíceis e trabalhosos de limpar, principalmente na cozinha, onde geralmente as gorduras fixam na parede. Contudo, limpar azulejos não precisa ser uma tortura. Seguindo nossas dicas, é possível limpar o banheiro e a cozinha com eficiência e rapidez – e ainda economizando, o que é melhor!

Vinagre + bicarbonato de sódio: a misturinha que dá certo

A já conhecida mistura de vinagre branco e bicarbonato, tão famosa para vários tipos de limpeza, também é muito eficiente na hora de limpar os azulejos. Faça a mistura em um pulverizador ou borrifador, aplique diretamente na superfície e deixe agir por alguns minutos. Passado esse tempo, remova com um pano seco.

Vinagre branco com detergente

Para uma limpeza eficiente você pode misturar água, um pouco de vinagre branco e detergente. O modo de aplicação é o mesmo da dica anterior, mas, ao invés de aguardar um tempo, vá esfregando em movimentos circulares com uma esponja. Para evitar sujeira, limpe com um pano úmido e, logo após, com um seco.

Suco de limão: opção econômica para a gordura

Se a vida te der um limão, faça uma limonada… Para os azulejos! O caso é gordura na parede? Esprema alguns limões e coloque no borrifador (para potencializar, você pode colocar um pouco de sal). Aplique diretamente na parede e esfregue bem com esponja ou pano úmido, fazendo movimentos circulares. Finalmente, remova com um pano seco.

Limpeza com amônia requer uso de luvas

Um outro ingrediente poderoso para a limpeza das paredes pode ser a amônia. Para tanto, é importante usar luvas e diluir bem a amônia (na proporção de uma parte de amônia para duas de água). Use no borrifador e deixe agir por um tempo (mas não muito!). Remova com um pano úmido.

Limpeza pesada ou azulejos amarelados? Hora de usar a água sanitária!

Se seus azulejos estiverem muito encardidos ou amarelados, precisando de uma boa faxina, use água sanitária. Dilua a água sanitária em três partes de água, coloque no borrifador, aplique e deixe agir por um tempo. Após esse período, esfregue bem com uma esponja e remova com um pano seco.

Para rejuntes, a velha escova de dentes!

Uma dica importante é usar aquela sua velha escova de dentes prestes a ir para a lata do lixo na limpeza dos rejuntes, que quase sempre não ficam limpos na hora da esfregação com esponja. Embeba a escova na mistura ou a esfregue logo após borrifar. Tire o excesso com um pano após toda a limpeza.

Veja mais