Alimentação

Quer fazer um bolo de aniversário sem chantilly? Conheça opções de cobertura deliciosas

 Buttercream  é uma  cobertura para bolo de aniversário  bem saborosa, que ajuda a dar um acabamento mais refinado e a esconder possíveis imperfeições da massa
Buttercream é uma cobertura para bolo de aniversário bem saborosa, que ajuda a dar um acabamento mais refinado e a esconder possíveis imperfeições da massa

Na hora de fazer bolos ou cupcakes de aniversário, bate uma vontade de fazer uma cobertura mais caprichada, né? O chantilly, em especial, é um ingrediente bem simples que rende desenhos bem bonitos em diferentes doces. Mas o que fazer quando ele está em falta na despensa? Para te ajudar a fazer uma decoração de bolo de aniversário sem chantilly, usando ingredientes mais simples, nós separamos algumas sugestões de cobertura que ficam lindas e deliciosas.

1. Buttercream

Caso você queira fazer uma decoração de bolo mais refinada, uma ótima dica é recorrer ao buttercream, o famoso creme de manteiga. De textura mais consistente, ele ajuda a dar um acabamento mais firme ao bolo e ainda é ótimo para nivelar e tirar imperfeições da massa. Aqui, uma boa dica é fazer uma versão de buttercream francês, que é feito com os ovos inteiros (e não apenas as claras).

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar refinado, ½ xícara de água, 2 ovos grandes, 1 ½ tablete de manteiga Qualitá em temperatura ambiente, corante alimentício hidrossolúvel da cor de sua preferência.

Para preparar, coloque o açúcar refinado e a água em uma panela. Deixe em fogo baixo sem mexer em momento algum, para não açucarar. Quando a mistura atingir o ponto de bala mole (em temperatura de 118°C), significa que ela está pronta! Para saber bem, você pode usar um termômetro de cozinha ou fazer o seguinte teste: ao jogar um pouquinho da calda na água gelada, ela forma uma bolinha moldável (ponto de bala mole).

Em uma batedeira, coloque os ovos e bata por uns 5 minutos, até que ele fique em uma consistência bem cremosa. Depois, vá adicionando a calda em ponto de bala aos poucos e bata por bastante tempo - por cerca de 10 minutos ou um pouco mais, até que a mistura esfrie bem. Para finalizar, vá adicionando a manteiga aos poucos, siga batendo até a mistura ficar homogênea e prontinha! Se você quiser, também é possível adicionar umas gotas de corante alimentício hidrossolúvel da cor de sua preferência. No final, basta aplicar o buttercream no bolo com uma espátula.

2. Brigadeiro branco com granulados

Que tal fazer um brigadeiro branco em consistência mole e ainda enfeitar com granulados coloridos no final? Essa é uma boa dica para quem quer uma cobertura de bolo mais simples e rápida de preparar.

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado Qualitá (200 g), 1 colher de sopa de manteiga Qualitá, 3 colheres de sopa de leite em pó, 1 caixa de creme de leite Qualitá (200 g), granulado crocante colorido Qualitá a gosto.

Primeiro, coloque o leite condensado, a manteiga e o leite em pó em uma panela. Deixe no fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura comece a soltar do fundo da panela. Nesse momento, apague o fogo e junte o creme de leite. Misture mais um pouco, para deixar bem homogêneo, e já despeje por cima do bolo. Decore com os granulados coloridos e prontinho!

3. Calda durinha açucarada

Outra ótima sugestão de calda para bolo é a de chocolate em pó com açúcar, leite e manteiga, que fica em uma consistência mais durinha e brilhante, gerando um resultado bem bonito e delicioso.

Você vai precisar de: 4 colheres de sopa de manteiga Qualitá, 1 xícara de açúcar refinado, 1 xícara de chocolate em pó, 3 colheres de sopa de leite.

Em uma panela, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo médio. Junte o açúcar, o chocolate em pó e siga mexendo, até que os grãos comecem a derreter. Por fim, junte o leite e mexa até que a calda fique mais líquida e bem homogênea. Para finalizar, basta despejar direto no bolo. Fica uma delícia!

4. Ganache de chocolate

Vale lembrar que você sempre pode fazer uma receita clássica de ganache de chocolate (feita apenas com chocolate em barra e creme de leite) que fica bonita e combina com diferentes tipos de bolos - de cenoura, chocolate, mesclado, baunilha, banana e por aí vai.

Você vai precisar de: 6 barras de chocolate ao leite Qualitá (100 g), 1 lata de creme de leite Qualitá (300 g) e flocos crocantes sabor chocolate Qualitá (opcional)

Para preparar, basta picar bem o chocolate, juntar o creme de leite e derreter em banho-maria. Deixe na água quente até que a mistura fique completamente homogênea (sem nenhum pedaço de chocolate), ok? Em seguida, despeje a cobertura no bolo e, para dar o toque final, salpique os flocos crocantes da Qualitá. Fica de dar água na boca!

Matérias: Alimentação

Ver mais