Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer economizar água? Aprenda a reduzir os gastos quando for lavar louça
Meu Lar 28/02/2020

Quer economizar água? Aprenda a reduzir os gastos quando for lavar louça

Lavar louça não parece ser uma tarefa muito difícil, não é mesmo? Mas, durante o processo de lavagem, muitas pessoas cometem erros bobos – esquecem a torneira ligada, colocam pouco (ou muito) detergente e por aí vai. O problema é que, caso você não cumpra essa tarefa com cuidado e de forma consciente, é bem provável que acabe desperdiçando água e recursos. Para te ajudar nessa missão, nós separamos ótimas dicas para reduzir gastos na hora de lavar louça. Assim, você consegue economizar água e ajudar o meio ambiente. Dá uma olhada!

Comece ensaboando todas as louças

A primeira coisa que você precisa fazer é organizar o processo de lavagem em etapas específicas. Primeiro, o mais indicado é ensaboar as louças (com a torneira desligada) e, depois, enxaguá-las com eficiência (passando a mão para acelerar o processo). Assim, você evita que a torneira fique ligada por muito tempo, garantindo uma economia significativa de água. Bem simples, né?

A ordem de lavagem pode influenciar no consumo de água?

Quando se trata de lavar louça, a ordem dos fatores altera sim o produto, sabia? Ao contrário do que muita gente pensa, existem regras de lavagem que fazem toda a diferença. O ideal, por exemplo, é começar lavando os itens menos gordurosos (copos, taças e talheres) e, depois, partir para as panelas e pratos, que são mais gordurosos e difíceis de limpar.

Caso você comece lavando as louças mais gordurosas, a sujeira fica impregnada na esponja e, consequentemente, será transferida para os itens lavados posteriormente (copos e canecas, por exemplo). Neste caso, será necessário usar mais detergente e água para realizar a lavagem da forma correta. Resumindo: o ideal é seguir a ordem indicada para economizar tempo e recursos.

Deixar os itens de molho na água quente é uma boa alternativa

Você sabia que deixar as louças de molho também é um ótimo truque? Em casos de frigideiras, grelhas e superfícies muito engorduradas, o mais indicado é jogar um pouco de água quente com detergente para amolecer a gordura. Assim, na hora de lavar, será necessário usar uma quantidade menor de detergente e água para o enxágue.

Máquinas de lavar louça ajudam a economizar água

Ao contrário do que parece, a máquina de lavar louça pode garantir uma boa economia de água. Em um ciclo de lavagem, por exemplo, ela costuma utilizar cerca de 8 litros de água. Em contrapartida, uma torneira ligada durante 10 minutos gasta mais de 100 litros de água. Ou seja, caso você lave a louça manualmente sem tomar os devidos cuidados, o desperdício será muito grande. Portanto, se estiver pensando em comprar uma máquina – por conta da praticidade, por exemplo – saiba que ela também pode ajudar a economizar água.

Obs.: Antes de iniciar a lavagem da louça (seja manualmente ou na máquina), não se esqueça de jogar os restos de alimentos no lixo, ok? Essa limpeza prévia a seco ajuda a acelerar o processo de lavagem (você pode utilizar menos detergente e otimizar o enxágue, por exemplo). Além disso, ao jogar os restos de alimentos fora, você evita que o cano da pia fique entupido ou sujo. Não custa nada, não é mesmo?