Economia do lar

Quer descongelar freezer ou congelador rapidamente? Os truques que vão agilizar a tarefa

Para descongelar freezer de forma simples, você deve desligar o eletrodoméstico da tomada e depois ir removendo o gelo com cuidado (sem usar facas, por exemplo)
Para descongelar freezer de forma simples, você deve desligar o eletrodoméstico da tomada e depois ir removendo o gelo com cuidado (sem usar facas, por exemplo)

Quem nunca se deparou com o freezer ou congelador totalmente congelado e não conseguiu guardar algum sorvete, carne ou bebida? Caso você fique muito tempo sem limpá-lo, as camadas de gelo vão se acumulando e se torna quase impossível guardar outros itens. Então, para te ajudar a limpar o freezer de forma rápida, nós separamos alguns truques simples e fáceis de colocar em prática. Confira!

Comece esvaziando o freezer por completo e tire o refrigerador da tomada

A primeira coisa que você precisa fazer é esvaziar o freezer completamente - ou seja, tire todas as carnes, sorvetes e comidas congeladas do local, não importando há quanto tempo esses alimentos foram armazenados! Depois, o ideal é que você tire o refrigerador da tomada e, então, inicie o processo de limpeza. É mais simples do que parece!

Use um borrifador com água

Uma das melhores dicas para acelerar o descongelamento do freezer é usar um borrifador com água. Quando queremos tirar o gelo da forminha, por exemplo, o colocamos debaixo de água corrente, não é mesmo? Então, a mesma lógica serve para o freezer!

Encha um borrifador com água (se for quente, melhor ainda!) e borrife por toda a parte interna do congelador. Para facilita, use também um pano e vá esfregando as partes congeladas. Mantenha um balde ou bacia ao lado para, de vez em quando, torcer o pano e voltar o trabalho. Bem simples, né? Se o gelo estiver muito intenso vale a pena despejar com cuidado um copo de água também. Desde que você espalhe bem o líquido e jogue a água que fica acumulada no compartimento logo abaixo do congelador tá tudo certo!

Recorra ao secador de cabelo

Pode parecer inusitado, mas o secador de cabelo também funciona como ótimo aliado! Você só precisa direcionar o vento quente para o gelo que o derretimento é quase instantâneo. No entanto, é fundamental ter cuidado com o fio e evitar colocar o secador dentro do freezer (para que nenhum gelo ou água caia no aparelho). O ideal é que você mantenha o secador a certa distância do freezer que não tem erro!

Obs.: Lembrando que após usar o secador é importante retirá-lo da tomada. Isso porque o aparelho consome muita energia elétrica, mesmo quando está desligado.

Conte com a ajuda de uma espátula de plástico

Para remover os gelos que ficam grudados (e são mais difíceis de tirar), a melhor dica é usar uma espátula de plástico, que é bem prática e não danifica o interior do seu freezer.

Um erro grave que muita gente comete é usar faca de cozinha para raspar o gelo. Isso pode ser perigoso para a estrutura do freezer, pois a parte afiada da faca pode acabar perfurando alguma tubulação e também arranhando toda a parte interna do seu refrigerador. Portanto, a nossa dica é usar apenas a espátula de plástico, que não tem ponta. Assim você não corre o risco de estragar o eletrodoméstico!

Dica bônus: É bom lembrar que essa limpeza, seja congelador da geladeira ou no freezer, precisa ser feita a cada 15 dias. Seguindo essa regularidade os eletrodomésticos vão durar bem mais tempo. Pode confiar!

Matérias: Economia do lar

Ver mais