Economia do lar

Quer cozinhar rápido? Saiba como usar a airfryer para otimizar tempo na cozinha

Aprender como usar fritadeira elétrica é útil para o preparo de empanados, pão de queijo, batata frita, filés de frango, de peixe, carne bovina e outros
Aprender como usar fritadeira elétrica é útil para o preparo de empanados, pão de queijo, batata frita, filés de frango, de peixe, carne bovina e outros

Que tal fazer fritura sem óleo e esquentar alimentos de forma mais rápida na cozinha? A airfryer, também chamada de fritadeira elétrica, proporciona justamente isso: um preparo mais prático de receitas sem demandar necessariamente o uso de gordura. Ela possui um sistema de aquecer o ar que garante maciez e ao mesmo tempo crocância a uma série de alimentos - como batata, aipim e empanados. Vale a pena experimentar! Quer aprender dicas de como usar a airfryer a seu favor na cozinha? É só continuar lendo!

Como usar fritadeira elétrica de forma correta?

Para usar a airfryer de forma correta, o mais indicado é ler as instruções e verificar as recomendações específicas para o preparo das receitas. A boa notícia é que o seu uso costuma ser bem intuitivo e as funções ficam bem indicadas no painel. Os modelos mais comuns são analógicos - vêm com um botão termostato que deve ser girado até o tempo que você deseja cozinhar o alimento (geralmente entre 0 e 60 minutos). Além disso, em outro botão, é possível selecionar a temperatura da saída de ar quente (geralmente entre 80°C a 200°C). Existem modelos mais modernos com painel digital que têm um uso semelhante - lembre-se de ler o manual antes de usar, ok?

Outro ponto interessante é que no topo da airfryer costumam vir instruções de preparo de determinadas comidas. Em alguns modelos, a instrução é a seguinte: para preparar batatas congeladas, o indicado é deixar a fritadeira a 200°C e selecionar o tempo entre 12 e 16 minutos; para pão de queijo, deve-se usar a temperatura a 180°C por entre 5 e 8 minutos; para peixes, recomenda-se a temperatura 180°C em um tempo de 6 a 15 minutos. Vale destacar ainda que, geralmente, o ideal é preaquecer a airfryer ainda vazia por cerca de 3 a 5 minutos - assim, o preparo tende a ser ainda mais rápido depois.

O que fazer na airfryer?

O grande diferencial da airfryer é que ela permite que você prepare uma variedade grande de receitas sem fazer uma sujeirada grande na cozinha. Em vez de fritar filés de peixe, de frango ou carne bovina na frigideira com óleo ou azeite, basta temperá-los bem - faça uma marinada com limão, azeite, alho e pimentas, por exemplo, espere alguns minutos (para o gostinho pegar bem) e leve para fritar na airfryer. Após posicionar os filés dentro da bandeja, feche a gaveta, selecione a temperatura a 180°C e deixe por entre 15 e 20 minutos (ou até dar o ponto que você deseja). Confira as principais receitas que podem ser feitas na airfryer:

- Batata congelada

- Pão de queijo

- Filés de carnes brancas ou vermelhas

- Frango a passarinho

- Chips de legumes (batata, cenoura etc.)

- Bolinhos de arroz

- Salgadinhos (preferencialmente congelados)

- Aipim (preferencialmente congelado)

- Nuggets

- Pastel

- Almôndegas

- Alimentos empanados

- Receitas de bolos e pudins

Reaqueça pizzas, batata, salgadinhos e outros alimentos em poucos minutos

Caso a ideia seja apenas requentar fatias de pizzas ou salgadinhos e batata frita, recorrer à airfryer é com certeza a melhor alternativa. Nesse caso, basta colocar o alimento dentro da bacia, selecionar a temperatura entre 180°C e 200°C e ajustar o botão termostato para 5 minutos. Passado esse tempo, a airfryer irá apitar, sinalizando que o alimento está pronto, e a comida estará quentinha e bem crocante. Se necessário, selecione mais 5 minutos e espere mais um tempo. Essa é uma forma mais rápida de esquentar alimentos e o resultado fica bem mais saboroso do que quando se utiliza o micro-ondas.

Matérias: Economia do lar

Ver mais