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Quer calcular seu consumo de água diário? Saiba quanto líquido você deve tomar todos os dias

O ideal é calcular o seu consumo de água diário através do seu peso
O ideal é calcular o seu consumo de água diário através do seu peso

Todo mundo sabe que beber água todos os dias é algo fundamental para a saúde, certo? Mas não é todo mundo que se dispõe a realmente tomar a quantidade de líquido indicada. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que o ideal é ingerir 2 litros de água diariamente. Mas sabia que as coisas não são tão simples assim? Para saber a quantidade de líquido que você precisa tomar todos os dias é necessário - acima de tudo - analisar o seu peso. Quer aprender a fazer isso? Dá uma conferida!

Cálculo deve ser feito de acordo com o peso de cada um

Para saber a quantidade de água exata que você precisa tomar por dia, a primeira coisa a se fazer é analisar o seu peso. O cálculo a ser feito é de 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Então vamos levar em consideração uma pessoa que pese 60 kg e não sabe quanta água ela precisa tomar por dia. A conta seria a seguinte:

60 x 0,035 = 2,1

Ou seja, qualquer pessoa que pese 60 kg deve consumir 2,1 litros de água por dia. Seguindo a mesma lógica, uma outra de 85 kg, por exemplo, precisa tomar 2,8 litros de água diariamente, e assim por diante. Bem simples, né? Basta fazer o cálculo de acordo com o seu peso que não tem erro!

Vale destacar que, nesse cálculo, você não leva em conta o consumo de outros líquidos (como sucos, chás, refrigerantes ou café). Ou seja, o indivíduo de 60 kg deve tomar necessariamente 2,1 litros de água por dia, outras bebidas ficam de fora da conta (embora também ajudem a hidratar o corpo).

Leve sempre uma garrafa de água para os lugares

Você é desses que compra ou usa água do filtro? Se você quer controlar melhor a quantidade de líquido que toma por dia, a nossa dica é usar uma garrafa para fiscalizar o seu próprio consumo e se manter sempre hidratado.

Caso a garrafa tenha uma capacidade de 500 ml, por exemplo, organize-se para tomar ao menos quatro garrafas cheias por dia. Basta fazer o cálculo que ensinamos mais acima (de acordo com o seu peso) para tomar a quantidade certa.

Beber água demais pode ser prejudicial?

Engana-se quem pensa que, ao beber água demais, você está fazendo bem ao organismo. Como tudo na vida, tomar líquidos em excesso também pode ser prejudicial, pois causa um desequilíbrio no organismo. A nossa dica é tentar consumir o recomendado - de acordo com o cálculo relacionado ao seu peso - ou no máximo um pouco a mais. Assim não tem erro!

Quem pratica exercício deve se preocupar ainda mais em tomar água

Você sabia que, durante a prática de exercício físico, o nosso corpo costuma perder entre 1 e 2 litros de líquido? Por conta disso, é muito importante criar o hábito de tomar bastante água. Uma boa dica, por exemplo, é tomar cerca de 500 ml uma ou duas horas antes de iniciar a atividade. Assim, você pode se exercitar de forma segura, sem correr o risco de desidratar durante o exercício. Lembre-se também de tomar um pouco de água durante o treino, ok? Em pequenas quantidades e de forma espaçada. Fica a dica!

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