Organização

Quer aprender como ser organizada? Veja dicas de uma personal organizer

Para ser uma pessoa organizada, uma dica importante é limpar e organizar o guarda-roupa com frequência
Para ser uma pessoa organizada, uma dica importante é limpar e organizar o guarda-roupa com frequência

Compromissos, tarefas de trabalho, afazeres domésticos... Organizar e planejar a rotina nem sempre é algo simples, não é mesmo? Para dar conta de tudo, é muito importante estabelecer algumas metas e utilizar organizadores que auxiliem no processo. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a personal organizer Claudia Bastos, que deu ótimas dicas de como ser organizada - em termos pessoais, no trabalho ou escola e até com atividades básicas de casa. Dá uma olhada!

1. Organize os compromissos e afazeres domésticos através de uma agenda

De acordo com a personal organizer, o primeiro passo para se organizar é colocar no papel todos os compromissos e tarefas que devem ser cumpridos semanalmente. Assim, fica mais fácil fazer um levantamento das coisas mais importantes.

"O ideal é realmente que você mantenha o controle dos seus planos e compromissos através da anotação. Ter uma agenda é o primeiro passo para conseguir se organizar, porque através dela (de um caderno ou papel), é possível anotar todos os seus afazeres - a ideia é ir checando sempre de manhã os compromissos para garantir que não se esqueça de nada. Ao se estruturar dessa forma, não corre o risco de você marcar uma coisa em cima da outra ou de descumprir algo importante. Basta você checar o que tem a fazer naquele dia para, assim, se direcionar bem. Essa é uma forma muito boa de se organizar e estabelecer uma rotina, mas também requer disciplina", recomenda a profissional.

Vale destacar que a confecção de uma agenda (ou até mesmo de planners online) também auxilia na hora de montar a rotina de faxina da casa. A especialista destaca que, dessa forma, é possível planejar bem os dias da semana destinados para organizar o quarto, a sala, a cozinha e outros cômodos. 

"A dica de criar uma agenda também se aplica para as atividades domésticas. Não adianta, por exemplo, querer fazer tudo em um dia. Para quem trabalha fora, o ideal é se organizar para, quando chegar em casa, colocar a roupa para bater na máquina enquanto cozinha o jantar. No dia seguinte, você pode cumprir outra tarefa, como lavar os banheiros. Outra dica valiosa é ir lavando a louça enquanto cozinha, o que é ótimo para otimizar tempo", complementa.

2. Crie prioridades e atente-se à pontualidade no dia a dia

Dividir os afazeres de acordo com a importância também é uma boa estratégia para ser uma pessoa organizada. A personal organizer destaca que, ao definir bem o nível de relevância de cada tarefa, é possível otimizar tempo e não esquecer pontos importantes.

"Uma das principais dicas para ser uma pessoa organizada é estabelecer prioridades. Separar as tarefas por nível de urgência ou de importância é uma boa forma de garantir que tudo de relevante seja feito a tempo. Dessa forma (estabelecendo prioridades), você aumenta bastante a sua produtividade. Além disso, é importante atentar à pontualidade, que é algo essencial na hora de cumprir os compromissos. Então, para prevenir atrasos no dia a dia, é importante se planejar. Caso você tenha uma reunião no dia seguinte às 10 horas da manhã, por exemplo, o ideal é já pensar no que você vai vestir. Deixe também separado e organize tudo que precisa ser levado (como documentos e exames) para o compromisso em questão. Esse tipo de programação é fundamental para evitar atrasos e se organizar melhor", explica Claudia.

3. Faça uma limpa no guarda-roupa com frequência

Você sabia que fazer uma limpa no guarda-roupa também é importante para se organizar? De acordo com a especialista, é necessário avaliar as roupas e separar peças para doação com certa frequência.

"Se você tem uma frequência muito grande de comprar roupas, sapatos e outros pertences (tem gente que compra todo mês, por exemplo), uma boa dica é criar o hábito de fazer uma limpa no armário no período de 6 a 8 meses. Separe um dia em que você tenha tempo para olhar as coisas com calma e pensar no sentimento que você tem por cada peça. Mas tente criar o filtro de ficar apenas com as roupas que estejam em bom estado e ainda caibam em você. É importante praticar o desapego, ter firmeza para separar os itens para doação e abrir espaço para coisas novas", recomenda Claudia.

4. Utilize pastas, caixas e diferentes organizadores

Na hora de guardar os objetos pequenos da casa, o mais indicado é recorrer aos organizadores - sejam caixas, colmeias, pastas ou o que for. A personal organizer recomenda separar tudo por categoria (como itens de escritório ou de banheiro) para facilitar na arrumação.

"Utilize pastas coloridas para organizar papéis e documentos de escritório. A cor é um ponto importante para que você saiba identificar o que se encontra em cada organizador - em uma você pode guardar diplomas e históricos relacionados à educação, por exemplo. Outra boa dica é também usar etiquetas para facilitar nessa identificação", sugere.

"As caixas também ajudam a setorizar tudo muito bem, não apenas no escritório, mas em outros cômodos da casa. Você pode usar caixas menores para clipes, canetas (entre outros itens pequenos) e outras maiores para guardar as pastas com documentos importantes. As de plásticos, por exemplo, são ótimas - existem em diferentes tamanhos, cores e são bem duráveis. Você pode deixar uma caixa plástica pequena em cima da pia do banheiro para guardar tudo que você mais usa no dia a dia: um sabonete líquido, um creme hidratante ou o que for. Também é indicado ter uma caixa só para itens de manicure, como esmaltes, acetona, lixa, palito, unhas postiças, entre outros. Assim, fica muito mais fácil separar e encontrar as coisas depois", finaliza a profissional.

* Claudia Bastos tem uma página de dicas de organização no Facebook e atende pelo e-mail espacopratico@yahoo.com.br

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