Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer aprender como fazer molho à bolonhesa? 4 receitas saborosas para variar no seu preparo
Guia Culinário 28/07/2020

Quer aprender como fazer molho à bolonhesa? 4 receitas saborosas para variar no seu preparo

Para incrementar massas caseiras (lasanhas, nhoques e macarronadas), não há nada melhor que uma boa bolonhesa. Além de versátil e saboroso, esse tipo de molho é bem simples de fazer e pode ser incrementado com diferentes temperos e especiais. Quer aprender como fazer molho à bolonhesa simples? Nós separamos 4 receitas diferenciadas para você incluir no cardápio. Confira!

1. Molho à bolonhesa tradicional

Tem coisa melhor que preparar um molho à bolonhesa tradicional (com carne moída, alho, cebola e bastante molho de tomate) para incrementar receitas de massa? Apostar nesse acompanhamento é uma boa dica para quem quer praticidade na hora de cozinhar, pois ele é bem rápido de fazer.

Você vai precisar de: ½ kg de patinho moído, 4 dentes de alho amassados, 1 cebola média picada, azeite, 1 sachê de molho de tomate Qualitá, água (use o sachê para medir a mesma quantidade), sal e pimenta-do-reino.

Para começar, coloque o azeite, a cebola e o alho em uma panela e deixe refogar por uns minutos. Em seguida, acrescente o patinho moído e, então, deixe cozinhar até que a carne fique bem frita. Depois, acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o molho e água e deixe cozinhar. Caso você queira uma quantidade maior de caldo, basta adicionar mais um pouco de molho e água na mesma medida. O resultado fica delicioso!

2. Molho à bolonhesa com creme de queijo

Se você faz parte do time que ama queijo, é bem provável que já tenha o costume de botar parmesão ralado para incrementar diferentes tipos de massas. Mas já pensou em usar o queijo durante o preparo do molho à bolonhesa? Essa opção também fica deliciosa e é ótima para encorpar receitas de nhoque ou macarronadas.

Você vai precisar de: ½ kg de patinho moído, 4 dentes de alho, 1 cebola média picada, azeite, 1 sachê de molho de tomate Qualitá, água (use o sachê para medir a mesma quantidade), 1 pote de requeijão cremoso (200 g), 1 caixa de creme de leite, 200 g de queijo muçarela picado, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece refogando o alho e a cebola no azeite. Depois, acrescente a carne, deixe cozinhar, adicione o sal, a pimenta, o molho e a água. Deixe ferver e, então, formar um molho à bolonhesa tradicional. Em outro recipiente, coloque o requeijão cremoso, o creme de leite e o queijo e misture bem, até encorpar tudo. Em seguida, jogue a mistura no molho à bolonhesa, misture um pouco no fogo baixo e prontinho! Essa é uma ótima receita de molho à bolonhesa encorpado.

3. Molho à bolonhesa com milho cozido e temperos

Não é todo mundo que gosta de colocar milho cozido para incrementar molhos, não é mesmo? No entanto, ele combina superbem com a receita de molho à bolonhesa e, além de dar mais sabor, torna o acompanhamento ainda mais nutritivo.

Você vai precisar de: ½ kg de patinho moído, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola média picada, 1 tomate grande picado, azeite, 1 sachê de molho de tomate Qualitá, água (use o sachê para medir a mesma quantidade), ½ lata milho Qualitá, de sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Para fazer essa receita, comece seguindo o preparo do molho à bolonhesa tradicional: refogue o alho e a cebola no azeite e, então, acrescente a carne e deixe cozinhar. Depois, adicione o tomate picado, o sal, pimenta, o molho, água e incremente com cheiro-verde a gosto. Deixe ferver e, por fim, adicione o milho e misture por mais alguns minutos no fogo baixo. Prontinho!

Obs.: Você também pode acrescentar ervilhas e temperos de sua preferência para dar um toque diferenciado ao molho à bolonhesa. Fica a dica!

4. Molho à bolonhesa com azeitonas verdes

As azeitonas também são ingredientes que costumam causar polêmica na cozinha – tem gente que ama e gente que odeia. Caso você faça parte do primeiro grupo, a nossa sugestão é usá-las para dar mais sabor ao molho à bolonhesa.

Você vai precisar de: ½ kg de patinho moído, 5 dentes de alho amassados, 1 cebola média picada, azeite, 1 sachê de molho de tomate Qualitá, água (use o sachê para medir a mesma quantidade), ½ pote de azeitonas verdes picadas sem caroço, sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde, coentro e cominho em pó a gosto.

Para fazer o molho, coloque a cebola e o alho para refogar no azeite. Em seguida, adicione a carne, acrescente todos os temperos e, então, deixe cozinhar até que ela fique bem frita. Depois, despeje o molho e água, espere ferver e, por fim, basta adicionar as azeitonas picadas. Esse tipo de molho é ótimo para rechear lasanhas e também pode ser incrementado com outros ingredientes de sua preferência.

Veja mais