Alimentação

Quer aprender a tirar a baba do quiabo? Veja 3 técnicas para deixar o alimento mais sequinho

Dependendo da técnica para tirar a baba do quiabo, você irá precisar cortar o vegetal em pedaços pequenos primeiro
Dependendo da técnica para tirar a baba do quiabo, você irá precisar cortar o vegetal em pedaços pequenos primeiro

O quiabo é aquele tipo de alimento bem polêmico, né? Tem gente que ama e outros que nem conseguem passar perto. A verdade é que, quando preparado do jeitinho certo, ele fica uma delícia e pode ser usado em diferentes receitas. Para começar, o mais importante é saber o jeito certo de tirar a baba característica do vegetal - o que, com alguns truques, acaba sendo moleza! Para te ajudar nessa missão de tirar a baba do quiabo e deixá-lo sequinho, nós listamos 3 técnicas bem simples e fáceis de seguir. Confira já e mãos na massa!

1. Coloque o quiabo em uma panela com água e vinagre fervendo

A dica mais fácil para quem quer limpar o quiabo com rapidez é recorrer à água fervente com vinagre. É bem simples: em uma panela, coloque cerca de 1 litro de água com 100 ml de vinagre e coloque para ferver. Você também pode colocar 500 ml de água e 50 ml de vinagre, caso haja uma quantidade pequena de quiabo (basta se ater às proporções). Depois é só cortar as pontas do quiabo e, então, colocar os pedaços na água fervente. Deixe-o cozinhando por entre 3 e 5 minutos e prontinho!

Toda a baba do quiabo ficará na água e o vegetal já fica prontinho para o consumo. Você também pode comê-lo com sal, pimenta e alho, ou até acrescentá-lo a outra receita (quiabo com frango, por exemplo, é uma combinação dos deuses!).

2. Frite o quiabo no óleo e sal para soltar a baba

Outra técnica indicada é fritar o quiabo cortado no óleo e sal. A baba sai rapidinho e o vegetal pode ser consumido do jeito que você preferir. Em uma frigideira, coloque cerca de duas colheres de sopa de óleo, espere esquentar um pouco e, então, adicione os pedaços de quiabo. Coloque um pouco de sal e vá mexendo com uma colher de pau. Após alguns minutos a baba vai soltar por completo e, depois, é só servir o vegetal da forma que preferir: grelhado, refogado com temperos, com carne moída, frango, abóbora e por aí vai.

3. Deixe o quiabo de molho no suco de limão

Caso você não queira levar o quiabo ao fogo, existe outro truque bem simples para tirar a baba: deixe-o de molho no suco de limão por alguns minutos. Não tem erro! Você só precisa espremer um ou dois limões, adicionar água (sem colocar açúcar!) e, então, deixar os quiabos cortados (sem as duas pontas) mergulhados na solução. Deixe o vegetal de molho por cerca de 30 minutos e prontinho! Depois, é só remover o quiabo já sem baba do suco de limão e prepará-lo da forma que preferir.

Matérias: Alimentação

Ver mais