Organização

Que tal separar os produtos de limpeza por categorias? Veja dicas de como organizá-los

Organizar os produtos de limpeza por funcionalidade e locais de uso ajuda você a ganhar tempo na faxina
Organizar os produtos de limpeza por funcionalidade e locais de uso ajuda você a ganhar tempo na faxina

Os produtos de limpeza são essenciais para manter a ordem em qualquer casa. Mas quando é hora de organizá-los? A maioria das pessoas não presta atenção em como guarda seus utensílios, mas saber separar os produtos de limpeza e ordená-los por categoria no armário ou na área de serviço pode fazer você ganhar muito tempo no dia a dia, principalmente para quem tem pouco espaço em casa e não dispõe de muitos locais para guardar seu arsenal de faxina. Que se tornar ainda mais organizado quando o assunto é material de limpeza? Saiba como seguindo as nossas dicas!

Deixe os produtos que mais usa sempre à mão

Sempre existe aquele produto que você usa diariamente, seja o multiuso para passar um pano no chão, o limpa vidros da mesa da sala ou o refil do aromatizador de ambientes. Não importa o seu caso: tudo o que for usado constantemente deve ficar sempre à vista e na frente dos outros produtos. Isso evita que você fique procurando no meio de várias embalagens aquilo que usa com frequência e, assim, sempre saberá onde encontrar cada uma.

Organize as categorias de acordo com a área

Outra boa dica é categorizar os produtos pela área em que os usa. Separe, por exemplo, os produtos do banheiro, outros específicos para a limpeza da cozinha e os dos quartos e da sala. Já produtos de lavanderia, como lava roupas, amaciantes e alvejantes, devem ficar juntos em uma categoria separada.

Separe os produtos de categorias específicas

Você tem um pet e usa constantemente tapete higiênico? E as roupas do seu bebê não são lavadas com qualquer produto, não é? Então separe essas categorias do resto das outras. Use um espaço para cada um, principalmente porque alguns produtos não se misturam e podem causar reações nos animais e nas crianças pequenas.

Use etiquetas para definir as categorias

Para se acostumar e deixar o ambiente ainda mais organizado, que tal usar etiquetas para cada prateleira ou zona? Cole-as em letras grandes e com chamadas rápidas, como "lavanderia" ou "ração". Assim você se acostuma com as categorias em que cada uma vai ficar e não precisa lembrar onde deixou cada coisa.

Coloque junto os utensílios descartáveis

Sacos de lixo, panos de chão, esponjas e palhas de aço devem ter um local específico só para elas - e de preferência juntos, pois são descartáveis, e você sempre vai associar um ao outro. Se não tiver muito espaço você pode colocar os rolos de papel higiênico nessa área também.

Matérias: Organização

Ver mais