Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Que tal organizar a rotina do cachorro? 4 dicas para não ter estresse nos cuidados com o pet
Meu Lar 20/12/2019

Que tal organizar a rotina do cachorro? 4 dicas para não ter estresse nos cuidados com o pet

Organizar a rotina do seu cão é essencial para planejar a sua própria e para que você consiga passar mais tempo com ele. Alguns cuidados, como ter uma certa rotina de alimentação e separar um dia específico para os momentos de banho, são muito importantes para que consiga cuidar do seu pet sem estresse. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a fazer isso com maestria. Dá uma olhada!

1. Crie uma rotina de alimentação

Que tal acostumar o seu cachorro a comer sempre no mesmo horário? Essa dica é fundamental para que ele consiga – assim como nós – desenvolver um hábito alimentar saudável. E também para que você possa balancear os seus horários com os dele – afinal, não é nada simples controlar o dia a dia do trabalho.

Por isso, dependendo da idade do seu cão, o ideal é que você distribua a frequência da ração de acordo com os horários das principais refeições da sua casa – uma vez na hora do almoço e outra na hora do jantar, por exemplo. Atente-se também para a quantidade certa de alimento por dia e reserve um lugar da casa para os comedouros.

2. Realize passeios matinais com o seu cachorro

O passeio é a principal atividade física do seu cachorro, mesmo que você caminhe com ele por apenas 15 minutinhos. Por isso, não se engane com o tamanho da sua casa ou do seu quintal (se você tiver um): esse muitas vezes é o melhor momento do dia para o seu cão. É o tempo das brincadeiras, entretenimento, socialização com outros cães e maior interação com o dono.

Fora que essa pequena voltinha é uma das melhores maneiras de regular a ansiedade, o estresse e até mesmo o sono do seu pet. Então, o que acha de reservar o solzinho da manhã para vocês darem uma volta? O importante é levá-lo na rua pelo menos uma vez por dia e, claro, evitar os horários de pico do sol.

3. Atente-se aos horários de sono do pet

Da mesma forma que é essencial passear diariamente com o dog, é tão importante quanto atentar-se para os seus momentos de sono. O ideal é que os cães adultos durmam entre 8 e 10 horas por dia, e que os filhotinhos durmam até 16 horas. Por isso, reserve um lugar para a caminha (longe dos comedouros) e não se espante se ele tirar alguns cochilos ao longo do dia.

Se o seu cachorro passear bastante (sinônimo de gastar energia!) e estiver saudável e feliz, ele com certeza terá uma noite de sono tranquila e conseguirá descansar a quantidade de horas que precisa.

4. Reserve um tempo para banhá-lo a cada 15 dias

A limpeza também deve ser incluída na organização da rotina do seu cachorro! De acordo com especialistas, um cachorro saudável e com uma pelagem padrão deve ser banhado somente uma vez a cada 15 dias. Esse banho é aquele bem completo sabe? Com shampoo, condicionador e todos os produtos que forem necessários.

Para isso, separe algum momento do sábado ou do domingo (que provavelmente são os seus dias mais tranquilos) e o reserve para banhar o seu dog. Nos outros dias da semana você pode limpá-lo com uma escovinha apropriada ou um pano umedecido com água morna.

Obs.: Mesmo que exista uma espécie de “regra geral”, a frequência de banho dos pets depende da densidade da pelagem e do estilo de vida dele. Logo, não deixe de consultar o veterinário antes de tomar qualquer decisão.

Veja mais