Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quantidade de arroz por pessoa: como calcular da maneira certa
Meu Lar 19/10/2021

Quantidade de arroz por pessoa: como calcular da maneira certa

Na hora de calcular a quantidade de arroz por pessoa, é muito importante levar em conta a receita que será preparada. Caso a ideia seja servir um risoto, por exemplo, é necessário planejar uma porção maior para cada um. Mas, se você quer apenas preparar um acompanhamento (para servir com feijão, carne ou estrogonofe), uma quantidade menor já é suficiente.

Para controlar melhor os gastos com supermercado e não exagerar (ou deixar faltar) no preparo da comida, é importante planejar a quantidade média de arroz e outros alimentos que a família consome no dia a dia. Quer saber como fazer isso de forma simples? Confira dicas de como calcular arroz por pessoa sem erro!

Afinal, como calcular a quantidade de arroz por pessoa?

Para acertar no cálculo, o primeiro passo é levar em conta a refeição que será preparada – é acompanhamento ou prato principal? Vale destacar, ainda, que existem diferentes tipos de arroz que podem ser usados para finalidades distintas. O arroz branco, o parboilizado e o integral, por exemplo, são ótimos acompanhamentos.

Já o arbóreo é indicado para o preparo de risotos e o cateto (japonês) é o melhor para preparar comida japonesa. Por isso, avalie esses pontos antes de fazer a lista de compras do mês, ok? Confira dicas para calcular a medida de arroz por pessoa em diferentes situações:

Acompanhamento: quanto de arroz por pessoa devo servir?

Quando se trata de fazer um acompanhamento, você pode preparar uma quantidade menor de arroz por pessoa. O estimado é que um indivíduo consuma entre 80 g e 90 g (o equivalente a ¼ de xícara) por refeição. Caso você não tenha um medidor em casa, use a mão para calcular por alto. Um punhado de arroz cru equivale, mais ou menos, a 90 g, então dá para fazer uma média!

Seguindo essa lógica, para preparar um almoço para 4 pessoas, será necessário cozinhar 1 xícara de arroz cru (cerca de 360 g). Mas lembre que será suficiente apenas para uma refeição, ok? Caso você queira fazer o acompanhamento para a janta ou para o dia seguinte, dobre a quantidade.

Outra dica interessante é não se prender demais a essa medida – afinal, é possível que alguém na família coma uma quantidade maior de arroz e, por isso, você precise aumentar as porções. Nesse caso, a nossa dica é fazer uma margem de ½ xícara a mais na hora de cozinhar. Lembrando que você sempre pode fazer receitas saborosas com sobras de arroz – como bolinhos, canja e arroz de forno.

Prato principal: quantidade de arroz arbóreo por pessoa

Se você quer preparar um prato principal – como risoto, arroz carreteiro, paella e outros -, é necessário dobrar o cálculo da quantidade de arroz por pessoa. Ou seja, em vez de preparar ¼ de xícara (90 g), você deve fazer ½ xícara (cerca de 180 g) para cada um.

Seguindo essa medida, para cozinhar um almoço para 4 pessoas, você deve usar 2 xícaras de arroz cru (cerca de 720 g). Mas lembre-se daquela regra de também avaliar quanto cada pessoa costuma comer, ok? Caso você saiba que alguém come uma quantidade maior, faça ½ xícara ou até mais de segurança. Com o tempo de prática, fica mais fácil acertar!

Aqui, o arroz arbóreo acaba sendo um dos mais usados, pois ele tem uma grande capacidade de absorver temperos e fica bem cremoso com molhos e queijos – sendo ótimo para servir de prato principal! Ainda assim, você pode usar outros tipos de arroz em diferentes preparos. O branco, por exemplo, é bem versátil e fica bom em receitas de arroz carreteiro. Fica por sua conta!