Economia do lar

Quantas refeições faço com 1 kg de carne moída? Veja ideias para variar no cardápio

Preparar batata recheada de carne moída é uma das formas de usar a proteína nas suas refeições
Preparar batata recheada de carne moída é uma das formas de usar a proteína nas suas refeições

Versátil, fácil de preparar e extremamente saborosa quando temperada da forma certa. Estas são algumas das características da carne moída, um ingrediente superpopular na culinária brasileira e que não pode ficar de fora da lista de compras do mês! Afinal, com apenas 1 kg de carne moída é possível fazer 5 refeições diferentes e dar uma boa variada no cardápio utilizando a mesma proteína. Dá uma olhada nas nossas dicas!

1. Utilize uma parte da carne moída para preparar a clássica lasanha à bolonhesa

Que tal estrear a carne moída preparando uma deliciosa lasanha à bolonhesa? Este é um clássico que dificilmente decepciona na cozinha e pode ser feito com pouquíssimos ingredientes. Basta refogar 350 gramas de carne moída com óleo, cebola e alho e acrescentar um pacote de molho de tomate nessa mistura para fazer o molho à bolonhesa. Depois, monte a lasanha em um refratário médio, mesclando camadas de massa pronta para lasanha e de molho. Você também pode acrescentar algumas fatias de presunto para deixar o prato ainda mais saboroso. Por fim, polvilhe um pouco de queijo ralado para gratinar e leve a lasanha ao forno por mais ou menos 20 minutos.

Obs.: Não se esqueça de untar o refratário com manteiga + farinha ou de forrar a assadeira com uma folha de papel manteiga.

2. Prepare hambúrgueres caseiros com carne moída

A segunda dica é aproveitar a carne moída para preparar hambúrgueres caseiros. Você só precisa de 160 gramas de carne (utilizando mais ou menos 80 gramas para cada hambúrguer) e de bastante alho picado, pimenta-do-reino e sal, os temperos que mais combinam com a carne vermelha. Misture todos os ingredientes em uma vasilha, divida a carne em duas partes e molde, com as mãos, o formato dos hambúrgueres. Depois, é só grelhar a carne na frigideira com manteiga até o ponto de sua preferência. Sirva com pão, ketchup e os demais ingredientes que também acompanham o lanche.

3. Faça uma travessa de quibe com hortelã

Mais uma opção deliciosa para variar no consumo da carne é apostar na travessa de quibe assado. Para preparar este prato, basta hidratar 200 gramas de trigo para quibe (deixe-o de molho em um recipiente com água por cerca de 2 horas) e misturar o resultado com 300 gramas de carne moída, alho picado, algumas folhas de hortelã e outros temperos de sua preferência. Coloque a mistura em uma travessa untada (com farinha e manteiga) e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos a 180°C.

4. Macarrão com carne moída é outra combinação que não tem erro

Macarrão com carne moída é outra combinação infalível e supersimples de fazer! A receita acompanha 150 gramas de carne e 1 pacote inteiro de massa do tipo espaguete. Aí é só cozinhar o macarrão em água fervente até a massa ficar 'al dente' e, depois de escorrer a água, misturar com um belo refogado de carne moída com cebola, alho e molho de tomate.

5. Use as sobras da carne para preparar uma deliciosa batata recheada

Para fechar a quinta refeição da semana com um prato delicioso, que tal usar o que sobrou da carne para fazer batatas recheadas? Com 140 gramas de carne e algumas colheres de requeijão é possível fazer duas batatas bem recheadas - repetindo a refeição na hora do almoço e na hora do jantar.

Primeiro, cozinhe as batatas (enroladas no papel alumínio) no forno por 1 hora. Depois desse tempo, retire o papel e corte-as ao meio (para retirar a polpa), misturando a polpa da batata com algumas colheres de requeijão e com a carne moída já refogada em um recipiente a parte. Recheie as batatas com a mistura (dividindo o recheio igualmente entre as duas), finalize o prato com um pouco de queijo ralado, cebolinha verde + um fio de azeite por cima e leve ao forno a 200°C até dourar.

Matérias: Economia do lar

Ver mais