Economia do lar

Qual o tempo de cozimento do milho? Saiba o ideal em diferentes preparações

Para cozinhar milho na panela comum, o ideal é deixar as espigas completamente submersas na água fervente por entre 30 e 35 minutos
Para cozinhar milho na panela comum, o ideal é deixar as espigas completamente submersas na água fervente por entre 30 e 35 minutos

Servido com manteiga, azeite, ervas finas, queijos, pimentas… O milho cozido é um tipo de alimento que combina com diferentes temperos. Essa receita, inclusive, tem tudo a ver com festas de São João e ainda pode ser usada para incrementar massas ou risotos. Aqui, nós separamos dicas de como cozinhar milho acertando no tempo de preparo - seja em panela comum ou em panela de pressão. Confira os nossos truques para não errar no processo!

Como cozinhar milho verde pelo tempo certo?

Para quem não sabe qual o tempo de cozimento do milho, segue uma dica importante: para cronometrar o preparo corretamente, é importante levar em conta a panela utilizada e o processo como um todo. Quando feito em uma panela de pressão, por exemplo, o milho tende a ficar pronto de forma bem mais rápida. Confira o nosso passo a passo para acertar o ponto de cozimento dos grãos:

Na panela de pressão

Para cozinhar milho verde em poucos minutos, a nossa dica é recorrer à panela de pressão. Primeiro, lave as espigas de milho na água corrente e, então, tire a palha e os cabelinhos com as mãos (use uma escova, se julgar necessário). Depois, despeje os milhos na panela de pressão e preencha com água. Aqui, não é necessário que a água cubra todas as espigas - certifique-se de que ao menos metade dos milhos estejam submersos, enquanto o resto fica parcialmente dentro d’água.

Para deixar os grãos mais macios, outra dica interessante é colocar 1 colher de chá rasa de açúcar antes de levar para cozinhar. Tampe a panela de pressão, deixe no fogo médio e, quando começar a chiar, diminua um pouco o fogo e marque 10 minutos. Passado esse tempo, deixe a pressão sair naturalmente (para que o milho fique mais um pouco na água quente) e, então, abra a panela cuidadosamente. Prontinho! O milho estará bem macio e pronto para ser temperado.

Na panela comum

Quando se trata de cozinhar o milho na panela comum, é necessário ter mais paciência, pois o tempo de preparo tende a ser mais longo. Para começar, lave bem as espigas, tire a palha e os cabelinhos com as mãos. Em seguida, encha uma panela com água e adicione 1 colher de chá de açúcar (que deixará os grãos mais macios). Quando a água começar a ferver, coloque os milhos dentro da panela e tampe-a parcialmente. Aqui, é importante que todas as espigas fiquem submersas, pois não serão submetidas à pressão durante o cozimento. Marque 30 ou 35 minutos e, então, transfira as espigas para o escorredor. Prontinho! O milho já está pronto para ser temperado com sal, pimenta, manteiga e ervas de sua preferência.

Tempere o milho verde após o cozimento

O mais indicado é temperar o milho apenas após o cozimento - de preferência, enquanto ele ainda estiver quente. Uma boa dica, inclusive, é passar um pouco de manteiga com ervas para que ela derreta e seja bem absorvida pelos grãos. Adicione também sal, pimenta e até salsinha e tomilho picados frescos.

Vale destacar, ainda, que as espigas devem ser cozidas apenas com um pouco de açúcar. Caso você utilize sal, a tendência é que os grãos desidratem e fiquem duros durante o cozimento - por isso, é muito importante acrescentar os temperos apenas no final, ok? Outra sugestão interessante é raspar os grãos já cozidos (e temperados) da espiga para usá-los em outras receitas, como risotos, massas, recheios de tortas ou batatas recheadas.

Matérias: Economia do lar

Ver mais