Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 14/12/2020

Qual o produto para limpar ardósia? Como deixar esse piso impecável

Muito usada em pisos e revestimentos externos, a ardósia é um tipo de rocha cinza escura que, apesar de resistente, precisa receber alguns cuidados de limpeza e manutenção no dia a dia. Isso porque ela tem uma superfície porosa, tende a absorver manchas e é mais vulnerável a produtos abrasivos. Então, para te ajudar a não cometer erros durante a faxina, nós separamos dicas de como limpar ardósia usando os produtos certos. Dá uma olhada!

Como limpar ardósia e deixar o piso impecável?

Para garantir que o piso de ardósia fique sempre limpo, o mais importante é lembrar de lavá-lo pelo menos uma vez a cada 15 dias. Assim, você evita que o revestimento fique encardido ou manchado a longo prazo. Confira o passo a passo de limpeza que separamos:

Comece tirando a poeira com um aspirador de pó

Antes de tudo, você deve tirar as poeiras e sujeiras (como resíduos de comida e fios de cabelo) usando, de preferência, um aspirador de pó. Assim, você consegue realizar a tarefa de forma mais rápida e sem arranhar o piso. É importante destacar que o ideal é usar apenas vassouras de cerdas macias (e não aquelas de piaçava) para limpar o revestimento de ardósia sem arranhá-lo ou danificá-lo.

Use uma solução de água com detergente neutro

Depois de tirar a poeira, chegou a hora de fazer uma lavagem caprichada no piso! Para isso, a principal dica é preparar uma solução de água com detergente neutro (ou até mesmo um sabão para roupas delicadas) e usar um rodo com pano de chão ou um esfregão para espalhar a mistura por toda a superfície. Esfregue em movimentos circulares e, no final, é só esperar secar.

Você também pode usar um limpador multiuso

Em vez de usar uma solução de água com detergente neutro, você também pode recorrer ao limpador multiuso – basta seguir as instruções presentes na embalagem – ou até mesmo algum limpador específico para ardósia. Esses produtos são bem eficientes na hora de desencardir e ainda deixam um cheirinho gostoso no piso.

Recorra ao bicarbonato de sódio para remover possíveis manchas

Caso seja necessário remover alguma mancha no piso de ardósia, a nossa dica é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio (basta misturar o pó com um pouco de água) e, então, aplicar diretamente no local sujo, esperar cerca de 10 minutos e esfregar com uma esponja ou escova macia. Depois é só passar um pano úmido e limpar normalmente. Não tem erro!

Lembre-se de não usar produtos abrasivos na ardósia

É importante destacar que a ardósia não deve ser limpa com produtos abrasivos (como água sanitária e cloro), álcool ou até mesmo vinagre. Isso porque, com o tempo, ela pode ficar manchada, com aspecto corroído e sem brilho. Por isso, dê preferência sempre aos produtos mais neutros (como detergente, sabão, limpador multiuso etc.), ok?

Veja mais