Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 16/11/2020

Qual o melhor produto para limpar cerâmica? Conheça os ideais e saiba quais evitar

Na hora de lavar pisos, paredes e bancadas da casa, é muito importante ter atenção para usar os produtos de limpeza certos – isto é, que sejam adequados para cada material. O revestimento de cerâmica, em especial, é bem simples de lavar, já que não absorve tanta poeira ou sujeira e é resistente à presença de umidade. Quer aprender a lavar esse tipo de piso com maestria? Nós fizemos uma lista com os melhores produtos para limpar cerâmica e também com aqueles que devem ser evitados. Confira!

Como limpar cerâmica no dia a dia?

A principal dica para manter os revestimentos de cerâmica sempre limpos é ter uma rotina de faxina bem definida. O ideal é que os pisos sejam aspirados e lavados semanalmente (para evitar que fiquem encardidos) e sempre limpos com uma solução apropriada. Confira os produtos que sugerimos para a tarefa:

Recorra ao limpador multipisos

Caso o objetivo seja fazer uma limpeza de cerâmica mais prática, sem precisar preparar uma solução caseira, a nossa sugestão é recorrer aos limpadores multipisos (que englobam diferentes tipos de cerâmica). A Qualitá, por exemplo, dispõe de um produto multipiso floral que ajuda a desinfetar, dar brilho e ainda deixa um cheiro agradável no revestimento. Para lavar, basta aplicar o limpador diretamente na superfície e usar um pano para esfregar. Não tem erro!

Use uma solução de água, vinagre, bicarbonato de sódio e detergente

Outra ótima dica para lavar e desinfetar superfícies de cerâmica é recorrer à clássica solução de água, vinagre, bicarbonato de sódio e detergente. Além de eliminar possíveis manchas de gordura, essa mistura caseira ajuda a tirar cheiros fortes e não danifica o esmalte da cerâmica. Essa é uma ótima alternativa para eliminar os microrganismos de pisos de banheiro ou cozinha, por exemplo.

Para não errar nas proporções, misture 1 litro de água, 1 copo (250 ml) de vinagre branco, 1 colher de sopa cheia de bicarbonato e 2 colheres de sopa de detergente. Agite levemente a solução e, então, use um mop ou pano acoplado no rodo para esfregar a mistura por toda a cerâmica. Assim, a superfície fica bem limpa, livre de germes e brilhante por mais tempo.

Evite água sanitária e produtos abrasivos

Para preservar bem o revestimento de cerâmica, é fundamental evitar os produtos que possam desgastar ou manchar o material. A água sanitária e outros produtos abrasivos, ao contrário do que muitos pensam, não são indicados para remover sujeiras de paredes ou pisos de cerâmica. Isso porque, quando usados a longo prazo, esses produtos tendem a desgastar o esmalte do revestimento e até podem causar manchas definitivas (principalmente em cerâmicas coloridas). Por isso, a nossa dica é evitar ao máximo produtos corrosivos e se ater às soluções com detergente ou vinagre.

Obs.: Lembre-se de sempre ler as embalagens dos produtos antes de realizar a limpeza, ok? Dê preferência aos limpadores multipisos (que sempre são indicados para cerâmicas) e à solução de vinagre com bicarbonato e detergente que recomendamos. Assim não tem erro!

Veja mais