Economia do lar

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa: a escolha varia de acordo com a preferência de cada um
Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa: a escolha varia de acordo com a preferência de cada um

Você sabe qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa? Cada sabor tem suas próprias características e é importante pensar em cada detalhe na hora de usá-los nas receitas de sobremesa para o almoço. Portanto, preparamos um pequeno guia para te ajudar a escolher os materiais para fazer ovo de chocolate em casa, sem precisar dominar técnicas complexas de confeitaria. É importante destacar que essas dicas são para produção e consumo caseiros, não para vendas ou produção em escala, ok? Veja agora como fazer ovo de Páscoa sem errar nos ingredientes.

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa caseiro: veja opções

Os tipos de chocolate são bem variados, mas há alguns que são especificamente usados para a confecção de ovos de Páscoa em casa. Além de escolher o seu sabor preferido, também é fundamental acertar como temperar chocolate, viu? Acompanhe abaixo as dicas para preparar o ovo caseiro:

Chocolate ao leite garante ovo de Páscoa macio e adocicado

O chocolate ao leite é o tipo mais popular quando o assunto é ovo de Páscoa. Como o nome já diz, o ingrediente apresenta alta proporção de leite e tem um gosto bem doce. Quando usado em receitas, o chocolate ao leite deixa as sobremesas macias a ponto de dissolverem na boca, o que faz dele o queridinho das crianças. É fácil de derreter e é comumente usado no preparo de ganache em ponto de bico. Não tem como não gostar!

Chocolate meio amargo oferece mais firmeza e sabor marcante

Para quem prefere receitas menos doces e com um sabor mais marcante, o chocolate meio amargo é a indicação perfeita. O ingrediente concentra entre 37% e 50% de cacau em sua composição e apresenta menor quantidade de leite se comparado aos outros tipos, o que ajuda a manter o ovo de Páscoa mais firme também. Seu gosto é mais forte, o que é ótimo para receitas mais encorpadas, como o petit gateau.

Chocolate branco tem gosto mais intenso, porém queima com facilidade

Assim como o chocolate ao leite, o tipo branco tem bastante leite em sua composição, mas apresenta um sabor mais intenso para o ovo de Páscoa por ter maior concentração de manteiga de cacau. O único problema é que ele demora mais para derreter e queima com extrema facilidade, seja no micro-ondas ou no banho-maria. Por isso, é fundamental ter cuidado no preparo ou mesmo usar outro tipo de chocolate mais fácil de manipular, caso você não tenha muita experiência na confecção de doces.

Como fazer ovo de Páscoa caseiro: incremente receitas com amendoim ou coco ralado

Para dar mais sabor e textura ao ovo de chocolate caseiro, você pode incluir outros ingredientes à receita. Investir em amendoim triturado para o preparo com chocolate ao leite ou meio amargo é um exemplo de recomendação para uma casquinha crocante. Se você preferir usar o chocolate branco, o coco ralado é o ingrediente complementar favorito. Flocos de arroz e bolinhas de chocolate são famosos como toppings de açaí que também combinam perfeitamente com chocolates diversos.

Como fazer para ovo de Páscoa caseiro não derreter

O segredo para manter o ovo caseiro firme está no uso do álcool de cereais, que garante uma resistência térmica maior e impede que o ovo derreta caso seja retirado da geladeira por mais do que alguns minutos. Basta usar 1 colher de sopa do álcool de cereais a cada 500 g de chocolate derretido - isso é ainda mais importante se você escolher usar o chocolate branco - e prontinho. Assim, o doce tolera o choque térmico sem se desfazer. Anota a dica, hein?

Como fazer ovo de colher fácil em poucos passos

Caso prefira apenas incrementar a casquinha de um ovo de chocolate já pronto com recheios de preferência, é só aproveitar a receita de ovo de Páscoa de colher com brownie e mousse de doce de leite. É bem prático de preparar e vai fazer toda a diferença na comemoração. Há também a opção de pensar em recheios alternativos, como doce de leite com ameixa, por exemplo.

Matérias: Economia do lar

Ver mais