Organização

Qual a melhor forma de guardar a escova de dentes? Saiba como afastá-la de vez dos germes

Caso não consiga guardar as escovas em um armário, as mantenha sem se tocar e longe do vaso sanitário
Caso não consiga guardar as escovas em um armário, as mantenha sem se tocar e longe do vaso sanitário

Se você é maníaco por limpeza já deve estar farto de saber que o banheiro é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Afinal, ele é quente e úmido, o que significa que sem os cuidados adequados vai ficar lotado de germes - o que é um perigo, já que você não os vê e ainda assim eles podem causar diversas doenças. Pior que isso: já parou para pensar que eles podem contaminar a sua escova de dentes? Para evitar o problema, além de efetuar uma limpeza com regularidade é importante saber armazená-la de forma correta. Siga as nossas dicas para não errar nos cuidados desse item indispensável para a sua saúde bucal!

Escova de dentes precisa ficar em um local ventilado

Para guardar a escova de dentes da forma correta a primeira dica é armazená-la em um local fechado, porém ventilado. Isso porque, para impedir a proliferação de germes, é realmente preciso que as suas cerdas não sejam abafadas. Ao mesmo tempo, o item deve estar protegido. Ficou meio perdido e não sabe o que fazer? Calma, que a solução é bem simples: coloque a escova de dentes em um potinho aberto e a guarde em um armário com furos ou que tenha algum outro tipo de entrada e saída de ar. Embora comuns, as capinhas não são lá uma boa ideia, porque podem abafar as cerdas - que é justamente o que precisamos evitar.

Jamais coloque a escova de dentes perto do vaso sanitário

Um ponto que é de extrema importância é nunca deixar a escova perto do vaso sanitário. Isso porque esse é o local mais sujo do seu banheiro, por mais que você o limpe com frequência. Além disso, é preciso sempre dar a descarga com a tampa do vaso fechada, para evitar que os coliformes fecais se espalhem por todo o ambiente - o que inclui, claro, a escova de dentes. Essa dica é especialmente importante para aqueles que não possuem um armário no banheiro, já que terão que colocar o item em um pote afastado do vaso.

Não guarde as escovas juntas

Que compartilhar uma mesma escova de dentes é um erro a gente não precisa nem falar, né? Mas se você mora com alguém e coloca a sua escova grudada com a da outra pessoa saiba que esse hábito precisa ser mudado pra ontem! Isso porque isso cria uma espécie de ponte entre as bactérias, fazendo com que a escova de um contamine a do outro. Para evitar esse problema basta que elas não se toquem quando forem guardadas. Simples assim!

Limpe o porta escova de dentes

Ok, escova devidamente guardada. Estou livre dos germes? Não! Isso porque também é preciso fazer a limpeza do porta escova de dentes. Afinal, a sua sujeira pode acabar contaminando as cerdas e consequentemente a sua boca. Por isso, o ideal é fazer a limpeza do utensílio ao menos duas vezes por semana com esponja e detergente. Também procure secar a escova após utilizá-la, já que isso evitará que a água caia e que o porta escova de dentes fique com uma espécie de lodo no seu fundo.

Dica bônus: higienize a escova de dentes

Além de guardar a escova no local adequado uma boa forma de se ver livre dos germes é efetuando a sua limpeza com regularidade. Para isso é preciso, antes de mais nada, retirar toda a espuma e qualquer resquício de pasta de dente das cerdas após cada uso. Depois, há diferentes truques que podem ser seguidos para ela ficar sempre limpa. O primeiro deles é borrifar um pouco de antisséptico bucal ou então deixar a cabeça da escova mergulhada no produto por alguns minutos. Também é possível colocá-la de molho em uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, mas nesse caso também é indicado usar um pouco de antisséptico para tirar o gosto forte do vinagre.

Por fim, por mais que ela esteja sempre limpinha e conservada é recomendado fazer a sua troca a cada 3 meses, ok? Isso porque suas cerdas não apenas ficam desgastadas como invariavelmente algumas bactérias irão se alojar lá, podendo gerar problemas de saúde. Ah, e se ficar doente essa troca deve ser imediata, para evitar ser contagiado novamente. Seguindo todas essas dicas, não só o seu sorriso vai estar sempre branco como a sua saúde mais protegida!

Matérias: Organização

Ver mais