Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carnes para churrasco: confira 17 opções e dicas para amaciá-las
Guia Culinário 12/03/2024

Carnes para churrasco: confira 17 opções e dicas para amaciá-las

Preparados para embarcar numa jornada saborosa? Hoje, vamos desbravar o universo da melhores carnes para churrasco, desvendando os segredos para fazer sucesso com a churrasqueira.

Então, é o seguinte: se você é daqueles que acredita que um dia sem churrasco é um dia desperdiçado, é só você pegar o seu avental e vir com a gente explorar os cortes de carnes que vão transformar seu churrasco em um evento imperdível!

Quais são as melhores carnes para churrasco?

Quais são as melhores carnes para churrasco?

Para um churrasco delicioso e irresistível, escolher os melhores cortes de carnes pode ser tão importante quanto a lista de convidados e a playlist do encontro. Concorda? Então, não perca tempo e conheça nossas dicas de carnes para churrasco para brilhar na sua churrasqueira.

1. Picanha

Preferência nacional, a picanha é reconhecida pela camada de gordura que a mantém suculenta e saborosa. Para preparar este corte, um simples tempero de sal grosso é o suficiente para realçar seu sabor único. Pode ser assada em peças ou generosas fatias, direto no espeto ou na grelha.
Harmoniza com cervejas Pilsen e vinhos tintos de corpo médio, como um Cabernet Sauvignon.

2. Costela

Seja suína ou bovina, a costela é um corte suculento e saboroso, ideal para longos períodos de cozimento. Para amaciá-la, uma marinada ácida com limão ou vinagre é excelente. Combina bem com cervejas encorpadas ou vinhos tintos robustos, como Malbec.

3. Alcatra

Um corte macio, com pouca gordura e sabor delicado. Ideal para marinadas simples ou até mesmo sal grosso para realçar seu sabor natural. Dica: corte sempre em fatias mais grossas para manter seu churrasco com alcatra suculento.

Para beber, combina com vinhos leves, como Merlot e Chardonnay.

4. Miolo de alcatra

Parte ainda mais nobre, esta é uma carne muito macia, com baixo teor de gordura e saborosa. Além disso, possui um preparo rápido, podendo ser preparada em bifes ou pedaços assados em fogo mais alto, até grelhar.

5. Fraldinha

Diferente da picanha, a fraldinha é um corte de carne para churrasco magra e macia, ótima para churrascos mais saudáveis e almoços em família. Temperos como alho e ervas realçam seu sabor. Harmoniza bem com cervejas mais suaves e vinhos rosés refrescantes.

6. Contrafilé

Este corte é um ótimo aliado para quem quer churrascos incríveis pagando menos. Equilibrado entre gordura e carne, é fácil de preparar e versátil nos temperos.

Combina com cervejas Lager ou vinhos tintos mais encorpados, como Syrah e Carmenère.

7. Asa de Frango

Econômica e saborosa, pede temperos simples como limão e ervas. Harmoniza com cervejas mais leves, como Pale Ale, e vinho branco fresco, como Sauvignon Blanc.

Carne de frango para churrasco

8. Maminha

Corte de carne com bastante gordura, a maminha proporciona um sabor intenso e suculento. Deve ser preparada em fogo alto, para assar rapidamente, e com fatias grossas para manter a suculência. Um bom tempero com sal e pimenta é suficiente.

Combina com cervejas artesanais mais robustas e vinhos tintos encorpados, como um Malbec ou um Tannat.

9. Ancho

Carnes para churrasco macias e suculentas, com marmoreio perfeito. Pede um tempero mais suave para realçar seu sabor. Harmoniza com cervejas artesanais leves ou um vinho tinto mais elegante, como um Merlot.

10. Coração de Frango

Pequenos pedaços de frango, ideal para espetinhos e temperos intensos. Combina com cervejas Lager e vinho branco leve, como um Pinot Grigio.

11.T-bone

Famoso no Barbecue, ou churrasco norte-americano, o T-bone é uma opção incrível para valorizar seu encontro em torno da churrasqueira. Trata-se de um bife grande e grosso, com um osso em forma de T, e geralmente é cercado de picanha e contrafilé.

Harmoniza com cervejas artesanais mais complexas ou vinho tinto leve, como um Pinot Noir.

12. Bife de Chorizo

Intenso e saboroso, com pouca necessidade de tempero. Combina com cervejas mais encorpadas e vinho tinto, como um Cabernet Franc.

13. Panceta

Também conhecida como barriga de porco, esta carne é suculenta e rica em sabor, pedindo temperos mais intensos. Combina com cervejas mais encorpadas ou um vinho tinto estruturado, como um Zinfandel.

14. Filé Mignon

Retirado da parte traseira dos bovinos, o filé mignon é um corte macio e suave, com baixos índices de gordura. Fica muito bem com temperos sutis para não mascarar seu sabor.
Além disso, harmoniza com cervejas mais leves e um vinho tinto delicado, como um Pinot Noir.

15. Linguiça Toscana

Saborosa e versátil, combina com diversos temperos. Ideal para complementar o churrasco de forma acessível. Combina com cervejas mais leves ou vinhos jovens e frescos.

16. Cupim

Encontrado na dianteira do boi, perto do pescoço, o cupim é uma carne de sabor intenso e suculento, com capa de gordura que mantém a umidade. Harmoniza com cervejas mais encorpadas e um vinho tinto estruturado, como um Cabernet Sauvignon.

17. Linguiça de Pernil

Tradicional e versátil, combina com diversos temperos. Ideal para complementar o churrasco. Combina com cervejas mais leves ou vinhos jovens e frescos, incluindo o Rosé.

Qual é a carne mais macia para churrasco?

A carne mais macia para churrasco geralmente é o filé mignon, devido à sua textura suave e sabor delicado. Outras opções de carnes para churrasco macias incluem o contrafilé e a picanha.

Qual é a carne de segunda mais macia para churrasco?

Nem sempre é preciso gastar com cortes nobres para fazer seu evento. A lista de carnes para churrasco de segunda, macias, que são boas opções para churrasco é longa e incrivelmente saborosa. Você pode incluir cortes como fraldinha, maminha, acém, cupim e costela. Outras dicas são capa de filé, coxão mole e duro, além de ponta de agulha, uma parte que é retirada da costela.

A dica para essas carnes, em geral, é garantir um bom tempero com marinadas, pimentas e molhos, com atenção especial também ao processo de cozimento na brasa. Cortes mais duros e densos, como cupim, costela e ponta de agulha, por exemplo, precisam de mais tempo na churrasqueira, enquanto maminha e fraldinha ficam melhores quando assadas rapidamente em fogo alto e com bifes grossos para manter o suco natural da carne.

Como escolher a melhor carne para churrasco?

Aqui, passamos o passo a passo de como escolher as melhores carnes para churrasco. Confira, a seguir, com a gente!

1. Frescor é fundamental

Como escolher carne fresca para churrasco?

Opte por carnes com uma coloração vibrante, sem tons acinzentados. Sempre que possível, toque e sinta a textura para garantir a máxima frescura.

2. Textura que derrete na boca

qual a textura certa da carne de churrasco?

Dica: escolha cortes com fibras finas e marmorização, o que proporciona suculência e maciez incomparáveis.

3. Marmoreio: o segredo do sabor

qual a importância do marmoreio na carne de churrasco?

Busque cortes com uma boa quantidade de gordura entremeada. O marmoreio contribui para a suculência e intensidade de sabor após o cozimento.

4. Conheça seus cortes favoritos

Corte de carne favorito para churrasco

Conheça e experimente diferentes opções, como picanha, costela e alcatra, por exemplo, e escolha de acordo com suas preferências de sabor e textura.

5. Toque e sinta a diferença

Como escolher a carne fresca para o churrasco?

Ao pressionar a carne, escolha aquela que oferece alguma resistência, mas retorna rapidamente à forma original. Isso indica uma textura suculenta.

6. Corte e espessura importam

Qual a espessura certa do corte de carne para churrasco?

Considere o tempo de cozimento desejado. Cortes mais espessos são ideais para métodos de cozimento mais longos, como defumação, enquanto cortes mais finos funcionam bem em churrascos rápidos.

7. Selando o sabor: dicas de tempero

Como temperar carne para churrasco

Para carnes que demandam mais tempo de cozimento, experimente marinadas simples com sal, pimenta e ervas frescas. Deixe a carne absorver os sabores antes de colocar na churrasqueira. Para outros cortes mais suaves, como picanha, maminha e ancho, use apenas sal grosso.

8. Dica extra: converse com o açougueiro

Como escolher carne de churrasco no açougue?

Peça sugestões ao seu açougueiro local. Eles são uma excelente fonte de conhecimento sobre cortes frescos e opções populares para churrasco.

Lembre-se: A escolha da carne é o primeiro passo para um churrasco inesquecível. Com essas dicas, você estará pronto para encontrar carnes para churrasco perfeitas e conquistar todos os paladares!

O que usar para amaciar a carne para churrasco?

Para garantir que suas carnes para churrasco atinja a perfeição em termos de maciez, algumas técnicas simples podem ser aplicadas, variando de acordo com o corte escolhido.

Marinadas Cítricas

Experimente usar marinadas à base de limão ou abacaxi para cortes mais densos e gordurosos, como costela e cupim. A acidez natural dessas frutas ajuda a amaciar as fibras da carne, resultando em um churrasco suculento.

Marinadas com mel e açúcar mascavo

Para cortes como a picanha, uma marinada com água, sal, pimenta e mel ou açúcar mascavo pode ser uma excelente opção. Além de adicionar doçura, esses ingredientes auxiliam no processo de caramelização durante o cozimento.

Temperos enzimáticos com alho e gengibre

Cortes mais robustos, como o cupim, se beneficiam de temperos enzimáticos, como os encontrados no gengibre e no alho. O gengibre também é usado nas técnicas do churrasco coreano. Esses ingredientes ajudam a quebrar as fibras da carne, proporcionando uma textura mais macia. Essa dica vale para carnes para churrasco como picanha e maminha também.

Vinagrete ou vinho

Carnes de segunda ou mais duras, como a alcatra, podem ser amaciadas com uma marinada à base de vinagre ou vinho tinto. Esses líquidos ácidos desempenham um papel vital na quebra das fibras musculares, resultando em uma carne mais macia.

Sal grosso e tempo

Para cortes como fraldinha, uma técnica simples é esfregar sal grosso na carne e permitir que ela descanse na geladeira por algumas horas. Isso não apenas amacia, mas também intensifica o sabor.

Sal grosso amacia carne de churrasco?

Amaciamento natural

Cortes mais magros, como filé mignon, podem ser amaciados naturalmente por meio de técnicas de cozimento de baixa temperatura. Essa abordagem preserva a suculência, mesmo em cortes mais magros.

Bicarbonato de sódio

Para cortes menos nobres e mais duros, como acém, uma mistura de bicarbonato de sódio em uma marinada pode ajudar a amaciar a carne. Use com moderação para evitar alterar o sabor.

Mistura de vinagre e azeite

Carnes mais magras, como patinho, podem se beneficiar de uma mistura de vinagre e azeite. O vinagre ajuda no amaciamento, enquanto o azeite adiciona sabor e suculência.

Azeite e ervas

Cortes como maminha podem ser realçados com uma marinada de azeite e ervas frescas. Depois, deixe descansar por algumas horas. Além do amaciamento, isso adiciona um toque aromático à carne.

Refrigerante de cola

Para cortes mais duros, como músculo, uma marinada com refrigerante de cola pode ajudar a amaciar a carne, além de adicionar um toque adocicado.

Cerveja escura

Cortes como costela bovina podem se beneficiar de uma marinada com cerveja escura. A acidez e os sabores complementares da cerveja contribuem para a maciez e o sabor.

Lembre-se de ajustar as técnicas de amaciamento de acordo com o corte escolhido, pois cada um possui características únicas que respondem de maneira diferente às diferentes abordagens.

Experimente, ajuste e descubra qual técnica funciona melhor para o seu corte favorito!

Pronto, agora que você conhece as melhores carnes para churrasco e truques para fazer um churrasco perfeito, é a sua vez de surpreender os convidados. Experimente novos cortes, teste técnicas de preparo e torne-se o Rei ou Rainha da Churrasqueira!

Quer mais dicas para simplificar sua rotina? É só ficar de olho no nosso portal!