Limpeza

Quais são os tipos de higiene? Aprenda a garantir o bem-estar físico e mental

Para garantir as higienes corporal e mental, é importante manter hábitos simples e corriqueiros, como escovar os dentes e passar um tempo com a família e amigos
Para garantir as higienes corporal e mental, é importante manter hábitos simples e corriqueiros, como escovar os dentes e passar um tempo com a família e amigos

Estabelecer hábitos básicos de higiene - seja alimentar, mental ou corporal -, é muito importante para a saúde, sabia? Atitudes simples do dia a dia, como tomar banho, organizar o horário de sono ou praticar exercícios físicos representam cuidados essenciais que não podem ser deixados de lado. E, para te incentivar a ter um estilo de vida pautado no autocuidado, nós listamos os principais tipos de higiene que existem e como colocá-los em prática para garantir bem-estar na rotina. Confira!

1. Higiene corporal

Quando se fala em higiene corporal, o objetivo é destacar cuidados - desde os mais simples aos mais complexos - que visam a saúde do corpo. Entre os principais hábitos que devem ser incluídos na nossa rotina, encontram-se:

- Tomar banho diariamente;

- Escovar os dentes e lavar as mãos com frequência;

- Ter uma boa alimentação e beber bastante água;

- Criar uma rotina de exercícios físicos.

2. Higiene mental

Além de tomar todos os cuidados necessários com a saúde do corpo, é importante estabelecer alguns hábitos voltados para o bem-estar mental e emocional. Para isso, o mais indicado é pensar em atividades divertidas, relaxantes e até em exercícios que estimulem o raciocínio e a criatividade. Aqui, nós citamos algumas práticas de higiene mental que podem (e devem) ser levadas em conta:

- Dormir no tempo adequado;

- Fazer meditação;

- Montar quebra-cabeças e diferentes jogos;

- Escutar música diariamente;

- Fazer desenhos ou pinturas;

- Passar um bom tempo com amigos e familiares.

3. Higiene pessoal

A higiene pessoal, para quem não sabe, propõe uma ideia mais ampla de seguir hábitos que visam a saúde total do indivíduo. Por ser mais abrangente - e simbolizar o autocuidado de forma mais geral -, essa linha envolve tanto cuidados com o corpo (como tomar banho, escovar os dentes, fazer exercício físico e se alimentar bem) quanto com a mente (ter boas noites de sono, socializar com a família, amigos etc.). Seguir esse tipo de higiene garante um estilo de vida mais feliz e equilibrado, pode apostar!

4. Higiene alimentar

Você sabia que também é importante ter cuidado com a comida que consumimos diariamente? A higiene alimentar propõe regras básicas que devem ser levadas em conta especialmente na cozinha. É muito importante, por exemplo, atentar ao modo de armazenamento dos alimentos: frutas, legumes e verduras devem ficar preferencialmente na geladeira; grãos e cereais podem ser armazenados em potes herméticos; carnes, frangos e peixes crus devem ser embalados em sacos (ou potes) e refrigerados separadamente. Vale destacar que também é importante lembrar de sempre lavar as mãos antes de manusear a comida.

5. Higiene ambiental

Manter a casa sempre limpa e organizada - através de tarefas simples - também faz muita diferença para o bem-estar diário. A higiene ambiental sugere justamente atitudes rotineiras bem básicas, tais como lavar louça, arrumar a cama, manter o banheiro higienizado e por aí vai. Uma boa dica é fazer um planner semanal com todas as tarefas relativas à casa para deixar os ambientes da casa sempre limpos e confortáveis.

Matérias: Limpeza

Ver mais