Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quais cuidados ter com a casa antes de viajar de férias e ficar fora por muito tempo?
Meu Lar 03/01/2020

Quais cuidados ter com a casa antes de viajar de férias e ficar fora por muito tempo?

Tirar uns dias de férias é sempre maravilhoso, né? Viajar com a família, ficar um bom tempo longe de casa e curtir a vida em um lugar diferente: essa é a grande meta das férias! Mas é claro que sempre há o outro lado da moeda e se afastar por muito tempo de casa exige certos cuidados – como, por exemplo, fazer uma bela faxina antes de partir. Por isso, nós separamos algumas dicas para você saber por onde começar e tomar todos os cuidados necessários antes de deixar a casa sozinha por muito tempo. Confira!

Comece a faxina com o aspirador de pó

O primeiro de todos os passos é lidar com a poeira da casa. E para garantir que você faça isso de maneira prática e rápida, não há nada melhor do que o clássico aspirador. Até porque, em clima de férias o que você menos vai querer é perder tempo com essa parte da faxina!

Utilize o aparelho para limpar pisos, cantinhos da parede, almofadas, tapetes e lidar com toda a sujeira mais incrustada que não poderia ser retirada tão facilmente com uma vassoura. E para garantir que tudo fique 100%, limpe os móveis e as bancadas com uma flanela limpa e um daqueles produtos multiusos. Não se esqueça também daqueles itens sempre esquecidos na hora da faxina, como as tomadas e os interruptores.

Limpe os vidros de todas as áreas da casa

Janelas, sacadas, móveis e tudo o que tiver vidro deve receber uma boa faxina. Para fazer a limpeza e tirar gordura, manchas de dedo e afins, você pode optar por álcool, detergente neutro, limpa vidros ou uma solução de água, vinagre e dois dos produtos mais utilizados nesse caso – álcool e detergente.

Comece passando o produto de sua preferência com o auxílio de um papel toalha. Caso você opte pela solução caseira, utilize o lado amarelo de uma esponja de limpeza.

Não se esqueça de limpar os pontos críticos da casa

Toda casa tem pontos críticos. No banheiro é o vaso sanitário, enquanto na cozinha são o fogão e a geladeira. Para você realmente desfrutar de uma casa limpinha quando voltar da viagem, não dá pra esquecer dos lugares que mais têm proliferação de bactérias, acúmulo de micro-organismos e mau cheiro.

Vaso Sanitário

Para limpar o vaso sanitário, tenha em mãos uma escova sanitária, detergente, panos, água, luvas e desinfetantes potentes (a água sanitária pode ser um deles). Limpe as partes internas e externas do vaso, lave a tampa e o assento. Se a sujeira estiver muito encardida, prepare uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio e aplique sobre as partes de porcelana ou qualquer outra superfície que não seja de plástico (para evitar que fique manchado).

Fogão ou cooktop

Em relação ao fogão, opte por desengordurantes, álcool, detergente, esponjas e flanelas macias, um pouco de água quente em algumas partes e um saponáceo cremoso para remover manchas e dar brilho. O ideal é que você limpe todas as grandes e os botões primeiro e depois a superfície de inox (no caso do fogão tradicional) ou a base de vidro (no caso do cooktop). Com essa sequência, não tem erro!

Geladeira

A geladeira costuma exigir um pouco mais de tempo e trabalho na hora da limpeza – isso por conta das inúmeras prateleiras, gavetas, grades e separações internas. Mas nada é impossível.

Tudo o que você precisa é limpar as partes removíveis com uma esponja e detergente, fazer uma boa faxina no interior da geladeira também com um paninho umedecido (lembre-se de desconectar o aparelho da tomada antes do processo!) e realizar os mesmos procedimentos para retirar as impurezas do lado de fora.

Obs.: Os ventiladores de teto também fazem parte dos pontos críticos da casa! Portanto, evite o acúmulo de poeira quando voltar das férias!

Dica bônus: Lembre-se de verificar se os registros estão fechados

Fechar janelas – em caso de chuvas e temporais –  e registros são dois passos essenciais antes de sair de casa. Afinal, ninguém deseja voltar de viagem e se deparar com um apartamento caótico. Por isso, certifique-se de que está tudo certinho antes de partir!

Veja mais