Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 22/12/2020

Puff de garrafa pet: aprenda a fazer o seu em casa

Você sabia que há diversas maneiras criativas de decorar a casa sem gastar muito dinheiro? Reaproveitar materiais que seriam descartados no lixo, como as garrafas pet, é um ótimo começo! Além de tornar a sua casa mais sustentável, esse é um hábito bem simples para se colocar em prática. Que tal, por exemplo, fazer um simples puff de garrafa pet? Nessa matéria, nós separamos o passo a passo. Dá uma olhada!

Aprenda como fazer puff de garrafa pet de forma simples seguindo o passo a passo

Além de ser uma maneira de colocar em prática os três R’s da sustentabilidade, as garrafas pet são um material extremamente versátil que pode ser reaproveitado no dia a dia e assumir o formato de diferentes objetos. Dá uma olhada no material necessário para fazer um puff de garrafa pet:

Você vai precisar de: 18 garrafas pet do mesmo tamanho (é importante seguir um padrão para garantir que a altura do puff fique correta), 1 estilete, 1 tesoura, 1 fita adesiva, 2 caixas de papelão, cola quente, 1 espuma de mais ou menos 5 cm de altura (os tamanhos variam de acordo com cada garrafa), 1 manta acrílica (de tamanho suficiente para cobrir o puff) e um tecido de sua preferência (para decoração).

1. Reforce o assento do puff cortando a parte superior das garrafas

Para fazer um puff de garrafa pet bem reforçado, a primeira coisa que você deve fazer é cortar o bico de 9 garrafas contando 4 dedos a partir da tampinha. Comece apoiando a mão fechada sobre uma delas, conte 4 dedos e faça um pequeno corte com o estilete para a marcação. Depois, termine de cortar com a tesoura, retire a parte superior da garrafa e repita o mesmo passo com todas as outras.

2. Coloque uma garrafa por dentro da outra

Para montar o assento, comece encaixando a parte que você acabou de cortar por dentro da mesma garrafa cortada: você deve virá-la ao contrário (com a tampa para baixo), colocá-la dentro da garrafa e pressionar bem (empurrando para baixo) até encostar a tampa na base. Repita o mesmo procedimento com outras 8 garrafas cortadas. Ao final, você deve pegar as 9 garrafas que estiverem inteiras, virá-las de cabeça para baixo (deixando a base para cima) e encaixá-las por dentro das garrafas cortadas. Essa etapa será feita em pares, usando uma garrafa inteira e uma cortada, até que o número total de garrafas (agora unidas através do encaixe) seja de 9.

3. Modele o puff com a fita adesiva

Agora, você deve separar as garrafas em grupos de 3 e agrupar cada uma delas com a fita adesiva: basta acomodá-las uma ao lado da outra e passar a fita para modelar o assento. Quando finalizar essa etapa, junte todas as garrafas e passe a fita mais algumas vezes, finalizando o assento com as 9 já juntinhas.

4. Use a caixa de papelão, a espuma e a manta para fazer o acabamento

Quando a base do puff estiver montada, corte a caixa de papelão do mesmo tamanho que a parte de cima e prenda sobre o puff com a ajuda da fita adesiva, passando-a pelo papelão e por todas as garrafas. Repita o mesmo procedimento com a parte debaixo do puff (modelando o papelão para firmar o assento e colando com a fita). Para finalizar, cole a espuma sobre o papelão (na parte de cima do puff) usando a cola quente e cole também a manta acrílica envolvendo as laterais das garrafas. Para não correr o risco de errar, meça antes de colar!

5. Finalize o puff de garrafa pet com o tecido

Use o tecido de sua preferência para envolver toda a área do puff usando a cola quente. Cole também o comprimento restante do tecido na base do puff e, ao final, passe uma linha no encontro entre a espuma e o tecido para um acabamento mais delicado.