Alimentação

Pudim de leite condensado: o passo a passo definitivo para nunca mais errar

Prepare um pudim de leite condensado bem molinho e lisinho usando um pouco mais de leite e capriche na calda caramelizada
Prepare um pudim de leite condensado bem molinho e lisinho usando um pouco mais de leite e capriche na calda caramelizada

A receita de pudim tradicional é uma das mais saborosas e simples de preparar, né? Ela funciona como sobremesa prática para o dia de almoço em família e ainda pode ser servida com outros ingredientes - como geleia, frutas em calda e granulado de chocolate. Aqui, nós separamos um passo a passo detalhado de como fazer pudim de leite condensado e dicas para experimentar outras versões do doce.

Receita de pudim de leite condensado

A melhor parte de preparar receita de pudim de leite condensado é que ela é muito fácil - basta bater os ingredientes no liquidificador e usar a técnica de banho-maria para deixar na consistência perfeita.

Para o preparo, uma ótima dica é usar uma quantidade um pouco maior de leite. Assim, o pudim fica mais leve, lisinho e com um sabor menos adocicado - o que torna a sobremesa menos enjoativa. Para dar uma valorizada na massa, outra boa sugestão é usar um pouco de extrato de baunilha, que também ajuda a tirar o gosto dos ovos. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar refinado Qualitá, ½ xícara de água, 4 ovos Qualitá, 1 caixinha de leite condensado Qualitá (395 g), 2 ½ xícaras de leite Qualitá, ½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional), 1 folha de papel alumínio Qualitá, forma de pudim (de pelo menos 20 cm de diâmetro)

Como fazer calda caramelizada

1. Primeiro, coloque o açúcar em uma panela e leve para derreter no fogo médio, mexendo sempre;

2. Quando o açúcar estiver derretido, jogue a água, aumente o fogo e mexa rapidamente por cerca de 8 minutos, até formar uma espécie de caramelo;

3. Despeje a calda de açúcar em uma forma de pudim e reserve na geladeira.

Como fazer a massa de pudim

1. No liquidificador, coloque os ovos, o leite condensado, o leite e o extrato de baunilha (opcional). Bata por pelo menos 3 minutos;

2. Com uma colher, espalhe a calda por toda a forma do pudim;

3. Transfira a massa para a forma (jogando por cima da calda) e tampe com a folha de papel alumínio;

4. Encha uma assadeira de alumínio grande com água fervente até a metade e posicione a forma de pudim dentro;

5. Leve para assar no forno preaquecido a 220°C por 1h15;

6. Deixe o pudim esfriar um pouco e, então, coloque na geladeira;

7. Quando ele estiver gelado, basta desenformar em uma bandeja e prontinho!

Experimente receitas de pudim de pão, de claras, de paçoca e outras

Agora que você já sabe preparar uma receita simples e saborosa de pudim de leite condensado, que tal experimentar versões alternativas, como a de claras, de pão e até de paçoca e brigadeiro? Nesse caso, você pode acrescentar umas 5 colheres de sopa de chocolate em pó ou então algumas paçocas moídas antes de bater no liquidificador. No final, enfeite com granulados ou mais paçoca moída e sirva gelado. 

Para fazer o pudim de pão, que também é supersaboroso, você pode dispensar o leite condensado e usar açúcar no lugar. Aproveite sobras de pães do dia anterior para fazer essa receita e, assim, evitar desperdícios na cozinha.

Em um liquidificador, bata 2 ½ xícaras de leite, 4 ovos, 3 pães franceses cortados em rodelas, 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de manteiga. Após bater tudo, despeje em uma forma já com calda de açúcar caramelizada e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 1 hora. Depois é só deixar gelar e desenformar. O resultado fica delicioso!

Matérias: Alimentação

Ver mais