Alimentação

Pudim de geladeira e sem forno existe! Aprenda a preparar versões fáceis

A receita de  pudim de chocolate  é bem prática, saborosa e dispensa o uso do forno em seu preparo
A receita de pudim de chocolate é bem prática, saborosa e dispensa o uso do forno em seu preparo

Famoso em todo o Brasil, o pudim é um doce tradicional feito à base de ovos e leite condensado - geralmente assado em banho-maria e servido com calda de açúcar. Mas você sabia que existem diferentes versões dessa sobremesa que dispensam, inclusive, o preparo no forno? Para que você economize tempo (e também gás de cozinha), nós separamos algumas sugestões de pudim de geladeira de diferentes sabores - como de chocolate e maracujá - para experimentar no dia a dia.

Como fazer pudim de geladeira?

Para fazer uma receita de pudim de geladeira sem precisar recorrer ao forno, a principal dica é usar ingredientes que ajudam a dar a consistência certa à sobremesa. A gelatina (seja de morango, uva, maracujá, abacaxi ou sem sabor), por exemplo, ajuda a endurecer a massa do pudim, dispensando seu processo de cozimento. Aqui, nós separamos 3 receitas fáceis e bem saborosas. Confira!

1. Pudim de geladeira tradicional

Que tal fazer um pudim tradicional, na consistência perfeita, sem precisar usar o forno? Para que o sabor fique semelhante ao do pudim de leite condensado, a nossa sugestão é usar uma gelatina sem sabor, que é ótima para dar a consistência certa ao doce.

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar refinado, ½ xícara de água quente, 1 pacote de gelatina sem sabor Qualitá, 5 colheres de sopa de água filtrada gelada, 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite e 350 ml de leite (em temperatura ambiente).

Para começar, você deve preparar a calda do pudim. Em uma panela, coloque o açúcar refinado e deixe no fogo médio/baixo, mexendo sempre até começar a derreter. Em seguida, adicione a água quente (tome cuidado para não se queimar) e continue mexendo, até que o açúcar derreta completamente e forme uma calda. Transfira o líquido para uma forma de pudim (cerca de 25 cm de diâmetro e reserve).

Chegou a hora de hidratar a gelatina incolor! Em um recipiente, coloque o pó da gelatina e, em seguida, as 5 colheres de água gelada. Misture bem e espere 5 minutos, para que o pó absorva bem o líquido. Depois, leve essa mistura ao micro-ondas por 20 segundos e misture com uma colher.

Para preparar a massa do pudim, transfira a gelatina hidratada para o liquidificador, adicione o leite condensado, o leite, o creme de leite e bata por 3 minutos. Despeje a mistura na forma (por cima da calda caramelizada) e leve para a geladeira por cerca de 5 horas. Passado esse tempo, basta desenformar o pudim e prontinho!

2. Pudim de chocolate

Receitas com chocolate são as preferidas de muita gente, né? Aqui, a nossa sugestão é justamente fazer um pudim de chocolate (preferencialmente meio amargo) para servir de sobremesa no almoço em família.

Você vai precisar de: 1 ½ barra de chocolate meio amargo Qualitá (150 g no total), 1 pacote de gelatina sem sabor Qualitá, 5 colheres de sopa de água gelada, 1 lata de leite condensado, 350 ml de leite (em temperatura ambiente), 1 caixa de creme de leite, 3 colheres de sopa de chocolate em pó e óleo para untar.

Para começar, coloque a barra de chocolate picada em um bowl de cerâmica e leve para o micro-ondas por 1 minuto. Depois, tire o recipiente, mexa com uma colher e leve para esquentar por mais 30 segundos. Caso o chocolate não tenha derretido por completo, leve por mais 30 segundos e mexa novamente. Reserve.

Agora você deve hidratar a gelatina de forma correta. Em um recipiente, coloque o pó da gelatina e acrescente 5 colheres de sopa de água gelada. Misture bem com uma colher e espere 5 minutos, para que a mistura fique homogênea. Em seguida, leve o pote para o micro-ondas por 20 segundos. Depois misture e prontinho!

No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite e o creme de leite. Depois, adicione o chocolate derretido, o chocolate em pó e bata por um minuto. Em seguida, adicione a gelatina hidratada e bata novamente, por mais 3 minutos. Transfira a massa do pudim para uma forma untada com óleo e deixe na geladeira por 5 horas. Por fim, desenforme e serva de sobremesa.

3. Pudim de gelatina de maracujá

Sobremesas de maracujá, como mousse, torta, bolo, pavê e panna cotta, costumam fazer bastante sucesso e são bem práticas. O pudim de gelatina de maracujá, em especial, é uma receita de liquidificador que fica deliciosa e dispensa o uso do forno. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar refinado, 650 ml de água fervente, 2 pacotes de gelatina de maracujá Qualitá, 1 lata de leite condensado, 2 caixas de creme de leite.

Primeiro, coloque o açúcar em uma panela e deixe no fogo médio/baixo até começar a derreter, mexendo sempre. Em seguida, adicione 150 ml de água fervente e misture mais um pouco, até formar uma calda. Transfira esse líquido para uma forma de pudim (cerca de 25 cm de diâmetro) e reserve.

Em um recipiente, coloque a gelatina de maracujá, adicione 500 ml de água fervente e misture bem, para diluir o pó. Em seguida, transfira essa mistura para o liquidificador, adicione o leite condensado, o creme de leite e bata bem, por cerca de 3 minutos. Despeje a massa do pudim na forma, por cima da calda caramelizada, e leve para gelar por pelo menos 3 horas. Depois é só desenformar e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais